A Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Feso é pessoa jurídica de direito privado, beneficente de assistência social, de natureza comunitária e sem finalidade lucrativa, com autonomia administrativa, financeira, operacional e patrimonial.
A Feso foi instituída pelo Decreto-Lei Municipal nº 2 de 20 de janeiro de 1966, reconhecida de Utilidade Pública Municipal pelo Decreto-Lei nº 1.356, de 05 de julho de 1991; reconhecida de Utilidade Pública Estadual pelo Decreto – Lei nº 98, de 5 de setembro de 1969 e reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 88.747, de 26 de setembro de 1983.
Tem por finalidade a prestação de serviços e atividades de utilidade pública nas áreas educacionais, assistenciais na área da saúde, artísticas e culturais.
Os órgãos que constituem a Feso são os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Diretor.
Sua sede funciona no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, na Avenida Alberto Torres, 111 – Alto – Teresópolis, RJ – CEP 25.964-004. Telefone: (21) 2641-7000.
O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da instituição, cujas decisões são irrecorríveis.
O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Fundação, com as funções inerentes ao monitoramento e fiscalização da sua gestão patrimonial, econômica, financeira, contábil e administrativa.
O Conselho Diretor é o órgão colegiado diretivo da Fundação, sendo eleito pelo Conselho Deliberativo dentre os seus componentes, recebendo deste Conselho a delegação para o exercício da gestão e reportando-se a ele na sua prática administrativa, nas funções de planejamento, supervisão e direção da Feso.
A Diretoria Geral da Feso é o órgão executivo da instituição.