O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade do Unifeso é subordinado à Reitoria e
tem como finalidade oferecer suporte aos universitários em sua jornada acadêmica. Para
isso, o setor promove atendimentos psicopedagógicos aos estudantes, realiza acolhimento
para as demandas emocionais e garante os recursos necessários aos alunos portadores de
deficiências, permitindo assim o melhor acompanhamento e desenvolvimento das
atividades acadêmicas.
O nosso foco é instruir e orientar os estudantes de acordo com as questões identificadas ao
longo do curso e que são relacionadas às peculiaridades de cada formação profissional
oferecida pela instituição.
O trabalho realizado por este setor considera três eixos principais:
1. Orientação ao corpo discente e docente;
2. Apoio à coordenação dos cursos;
3. Projetos institucionais.
Atendimento Psicopedagógico
Atendimento Psicopedagógico é um serviço oferecido aos alunos regularmente
matriculados em cursos presenciais e a distância e tem como objetivo principal proporcionar
ao estudante conhecer melhor as suas características e potencialidades, buscando seu
desenvolvimento pessoal e acadêmico.
O atendimento é realizado por meio de uma equipe multiprofissional, composta por
psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogo, visando a promoção da saúde da comunidade
acadêmica buscando alcançar um processo de transformação e formação integral e a
minimização de dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem e à vida
acadêmica.
Quando buscar o NAPPA?
• Dificuldade de aprender e de entender o que está sendo passado nas aulas;
• Falta de tempo para estudar, procrastinação e ou desorganização com os estudos;
• Dificuldade com oratória e apresentação de trabalhos;
• Em caso de deficiência e/ou transtorno de aprendizagem;
• Questões emocionais como ansiedade, depressão, fobias, luto;
• Desânimo com o curso e adaptação ao ensino superior;
• Dificuldades na relação com colegas e professores;
Atividades desenvolvidas pelo NAPPA
• Acolhimento de calouros, visando à integração e ambientação dos discentes a Instituição e divulgando os serviços oferecidos pelo NAPPA.
• Acompanhamento dos acadêmicos que apresentam dificuldades de aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas em cada curso.
• Acompanhamento das relações Aluno x Professor x Coordenador, intervindo quando necessário.
• Atendimento aos discentes, encaminhando-os aos serviços especializados quando necessário.
• Realização de planejamento e ações de intervenção em sala de aula, quando solicitado.
• Organização e promoção de oficinas e palestras com temas relacionados a área visando a qualidade de vida acadêmica e orientação dos discentes.
• Elaboração do Plano de Atendimento Individualizado realizado de acordo com as necessidades educacionais de cada aluno, sendo periodicamente revisado e avaliado, contendo informações referente as condições do aluno, sinalizando as competências, dificuldades e habilidades, para se garantir a acessibilidade curricular.
Onde buscar o NAPPA?
O estudante poderá realizar os agendamentos através dos canais de comunicação:
Ambiente Virtual (Canvas), Telefone, E-mail e presencialmente.
Telefone: 2641-7025
WhatsApp: (21) 96770-2955
E-mail: nappa@unifeso.edu.br
Localização:
• CAMPUS ANTÔNIO PAULO CAPANEMA DE SOUZA (CAMPUS SEDE) - Prédio
Renascimento - ao lado da SEGEN
• CAMPUS QUINTA DO PARAÍSO - Prédio Alice Rodrigues Nunes Pereira - 2º andar -
Gabinete NAPPA (Após a sala de multimídia, no primeiro corredor à direita)
Sobre o Programa de Acessibilidade
O Núcleo também atua na busca constante da inclusão e acessibilidade de estudantes com
deficiência, e para tal, foi desenvolvido o Programa de Acessibilidade. Dentro deste
programa, possuímos a Sala de Recursos Multifuncionais, que visa apoiar o Atendimento
Educacional Especializado, sendo composta pelos seguintes equipamentos:
• Lupa;
• Reglete;
• Teclado Colmeia para auxilio de usuários com dificuldade motora/mobilidade reduzida nos membros superiores;
• Teclado Ampliado para baixa visão;
• Computador com Software para pessoas com baixa visão (DOSVOX) e outras necessidades;
• Máquina de escrever Perkins Braille;
• Cadeira de rodas;
• Gravador;
• Notebook;
• Ponto de retorno para os intérpretes de libras.
Para atender e acompanhar os estudantes com deficiência auditiva e visual, a instituição
conta com Intérpretes de Libras e Ledor.