Unifeso - Viva MedTerê Unifeso: vestibular de Medicina está com inscrições abertas

Viva MedTerê Unifeso: vestibular de Medicina está com inscrições abertas

03-04-2024

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está com inscrições abertas para o vestibular de Medicina 2024.2. Os interessados podem ingressar através da nota do Enem, referente aos exames realizados nos anos de 2021, 2022 e 2023, ou por meio do vestibular, que será aplicado on-line no dia 23 de junho. O prazo para inscrição vai até 17 de junho, sendo o processo feito por meio do portal. O edital também está disponível para acesso.

A graduação em Medicina, que tem duração de seis anos, acontece em tempo integral no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto. Os cenários reais de prática acontecem tanto no município de Teresópolis, quanto em cidades vizinhas. O Unifeso conta com um hospital-escola, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), no bairro da Prata, em Teresópolis, porém os alunos também têm oportunidades de aprender no Centro Médico do HCTCO, em creches e em escolas municipais, asilos, Centros de Assistência Psicossocial dos municípios de Teresópolis e Carmo, Unidades Básicas de Saúde da Família, em Teresópolis, Clínicas de Saúde da Família do Rio de Janeiro e no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio.

No Centro de Práticas Integradas à Saúde, um complexo multilaboratorial, multidisciplinar e multimetodológico, os alunos terão aulas práticas nos laboratórios de anatomia, anatomia patológica, multidisciplinares I,II e III, estruturados para atender as disciplinas de bioquímica, farmacologia, fisiologia, imunologia, histologia, microbiologia, parasitologia e outras. Já nos Laboratórios de Habilidades, eles terão contato com manequins com softwares que simulam as condições clínicas de um paciente real e manequins para a manipulação e treinamento nas mais diversas situações médicas. Além do Laboratório de Instalação em Ciência Animal (Biotério), voltado para atender demandas de ensino e de pesquisa aprovadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da instituição.

História da Medicina no Unifeso

A primeira turma de Medicina do Unifeso foi criada no ano de 1970, sendo o curso pioneiro na história do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, com mais de 7 mil profissionais da saúde formados pela instituição. O ensino prometido é de altíssima qualidade, com estrutura curricular de 50% de carga horária em cenários reais de prática. Em 1972, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) firmou convênio de cessão do Hospital Municipal, que se transformou no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), certificado em 2006, como hospital de ensino do Unifeso.

Por Paola Oliveira