Unifeso - Pro Arte compra 102 instrumentos musicais para projetos sociais e faz entrega em cerimônia com familiares

29-05-2024

O Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) está cada vez mais empenhado em inserir crianças, jovens e adolescentes no mundo da cultura e da arte, por meio de programas sociais. Atualmente, são quatro projetos, sendo eles de Musicalização Infantil, Música para a Juventude, Atores da Serra e Vozes da Serra. Nos projetos sociais de música são cerca de 150 alunos inscritos. E para atender a necessidade de aprendizado dos alunos, a Fundação fez a compra de instrumentos como, violino, violoncelo, flautas e outros. De 102 instrumentos adquiridos recentemente, 70 foram entregues em uma cerimônia que aconteceu na noite de quarta-feira, dia 8 de maio, com a presença de familiares e parceiros dos projetos. “É fruto de um sonho de todos que fazem parte da nossa instituição e um sonho porque nós acreditamos que os projetos de inclusão social mudam vidas. São projetos que nós trazemos à criança para ter uma experiência cultural e artística. É usar a arte como canal, como alimento, porque a vida sem arte não tem sentido”, disse Edenise Antas, diretora do CCFPA.

Para os envolvidos no projeto, a conquista dos instrumentos foi uma grande concretização. “É uma sensação maravilhosa. Compartilhar da alegria e saber que esse era o passo que faltava para o desenvolvimento deles, é muito bom”, confessou o instrumentista e professor dos projetos, Alex de Almeida. “Isso aqui é a realização de um sonho meu particular e de todos nós juntos, porque há muitos anos nós estamos trabalhando com foco nas crianças. E a sociedade pôde ver, concretamente, o que a Feso Pro Arte faz”, emocionado, disse o Doutor Jorge Bragança, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Feso Pro Arte.

‌Os alunos foram chamados aos poucos no palco e posaram para as fotos segurando os presentes. Os conselheiros do Centro Cultural, junto com colaboradores da Instituição, marcaram presença na cerimônia e foram prestigiados ao serem convidados para participar da entrega dos instrumentos. Bruna Dodaro, há 22 anos como conselheira, fez questão de aceitar o convite e cooperar com uma noite tão especial quanto foi essa. “É um sonho realizado. Mais de 100 crianças com seus instrumentos. Um incentivo ainda maior para continuar, e envolvendo as famílias, o que é muito importante. Foi uma noite maravilhosa”.

‌A pequena Ana Alice Costa, de apenas 7 anos, faz parte da turma de Musicalização Infantil. A família dela veio da cidade de Paulo Afonso, do sertão da Bahia, para Teresópolis. Há pouco mais de 4 meses morando na cidade serrana, descobriram a oportunidade da menina ter contato com a música. Na cerimônia ela ganhou uma flauta. “Eu amei. Estou animada para as aulas”, disse Ana Alice. “Eu gostei muito. Chegamos agora em Teresópolis e já encontramos esse projeto”, expôs Lidiane Feitosa, mãe da futura instrumentista.

‌Daniel Dias, microempreendedor e pai do aluno Paulo Monteiro, também veio de outra cidade. Há cerca de 1 ano ele se mudou com a família de Caxias para cá e descobriu diversas oportunidades culturais para o filho. Para ele, a entrega do instrumento para o menino foi o início de uma bela história. “Foi mágico, porque na cidade onde moramos não tinha nada disso, aí viemos para Teresópolis e foi quando abriu o leque. Ele começou a fazer o projeto de musicalização infantil, tocando flauta, e nesse ano, com idade mais avançada, trocou de projeto e escolheu tocar violino, e também faz ballet”.

O que não faltou foram lágrimas, emoção e orgulho para os pais. Krystal do Paço, professora, tradutora e mãe do aluno Dante, de 6 anos, ficou muito feliz em ver os novos passos do filho na música. “Foi uma super emoção. O projeto é maravilhoso e importantíssimo para a cidade, e incentiva a musicalização, o que para nossa família é muito importante. A música vive dentro de nós, então as crianças descobrem o talento desde cedo, e aqui eles são incentivados e têm a oportunidade de trabalhar esse talento com chances para o futuro”, e completou “agora ele não só está no projeto de musicalização infantil, como também faz violino, no projeto música para juventude, já com 6 aninhos. Emoção sem tamanho. Muito orgulho do meu pequeno”, comentou emocionada.

Os diversos parceiros da Pro Arte também fizeram parte da cerimônia de entrega. Todos veem o Centro Cultural como uma grande oportunidade para os pequenos novos músicos e apaixonados pela arte. “Aqui, abre-se porta para que nós tenhamos no futuro grandes artistas, grandes músicos, cantores, dançarinos. É um orgulho poder estar nesse momento celebrando esse ato tão bonito”, confessou o parceiro Gilson Medeiros. “É uma felicidade estar aqui e ver o sorriso dessas crianças ao receberem os seus instrumentos. Poderem ficar com esses instrumentos para treinar e se aprimorarem cada vez mais”, pontuou Felipe Fortuna, parceiro e Conselheiro de Cultura pela Sociedade Civil e membro parte da Coordenação do Fórum Municipal de Cultura. “É muito bonito ver isso tudo acontecendo, e hoje com essa entrega dos instrumentos nós percebemos uma nova geração que vai levar adiante essa batalha. Então é fundamental essa parceria com a Pro Arte, que está levando muita coisa a frente, a cima, para fora, ao mesmo tempo muita coisa para dentro. Tem um movimento interessantíssimo aqui. Tenho muito orgulho de estar presente, participar e ver isso tudo acontecendo”, finalizou Mariana Vitória, produtora cultural e parceira do CCFPA.

Por Paola Oliveira