Unifeso - Pro Arte apresenta Masterclass: Mulheres no Cinema Brasileiro e Acessibilidade Cultural, e inaugura o Curso Livre de Cinema, nesta quinta-feira, 21/3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Pro Arte apresenta Masterclass: Mulheres no Cinema Brasileiro e Acessibilidade Cultural, e inaugura o Curso Livre de Cinema, nesta quinta-feira, 21/3

20-03-2024

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, das 18h às 20h, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) será palco de um evento imperdível: a Masterclass Mulheres no Cinema Brasileiro e Acessibilidade Cultural. E não para por aí! A ocasião também marcará a tão esperada aula inaugural do Curso Livre de Cinema do CCFPA.

O evento é gratuito e aberto a todos que desejam mergulhar no mundo da sétima arte e celebrar o talento feminino no cinema.

O público será envolvido por insights valiosos enquanto as diretoras e roteiristas do longa-metragem Rio de Clarice compartilham suas experiências. Selecionado pela Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio de Janeiro e com o apoio da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), o filme traz uma visão única sobre o universo de Clarice Lispector, explorado através dos olhos de talentosas cineastas brasileiras.

Maria Luiza Aboim, Nicole Allgranti, Eunice Gutman, Taciana Oliveira, Barbara Kahane e Teresa Montero  irão compartilhar suas experiências e insights sobre o processo criativo por trás do filme. A mediação será conduzida por Túlio Bambino, da Petit Malaco Imagens e Sons, com participações especiais de Rita de Cassia Oliveira Gomes e Severa Paraguaçu, da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade da UFRJ.

O aguardado filme "Rio de Clarice" mergulha nos contos da autora e traz à vida personagens femininas marcantes, imersas nos cenários vibrantes do Rio de Janeiro e Teresópolis. Com um toque de humor refinado e situações que só Clarice poderia criar, esta obra é uma homenagem única a uma das maiores escritoras brasileiras.

Idealizado pela cineasta Nicole Allgranti, sobrinha-neta de Clarice Lispector, o projeto contou com a espera de cinco anos pela liberação dos direitos autorais das obras para se tornar realidade. Agora, finalmente, o público terá a oportunidade de mergulhar neste universo cinematográfico único e emocionante.



Detalhes do evento:

O que: Masterclass Mulheres no Cinema Brasileiro e Acessibilidade Cultural

Quando: 21 de março de 2024, das 18h às 20h

Onde: Salão Nobre do CCFPA (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto)



Palestrantes: Diretoras e roteiristas do filme Rio de Clarice

Maria Luiza Aboim (diretora)

Nicole Allgranti (roteirista e diretora)

Eunice Gutman (diretora)

Taciana Oliveira (diretora)

Barbara Kahane (diretora)

Teresa Montero (Roteirista e especialista na obra de Clarisse Lispector)

Convidados: Rita de Cassia Oliveira Gomes e Severa Paraguaçu (Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade da UFRJ)

Mediação: Túlio Bambino (Petit Malaco Imagens e Sons)



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.