Unifeso - Pro Arte apresenta Coral Brasil Ensemble-UFRJ, nesta sexta-feira, dia 14/6

Pro Arte apresenta Coral Brasil Ensemble-UFRJ, nesta sexta-feira, dia 14/6

12-06-2024

O Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) e o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) têm a honra de apresentar, no dia 14 de junho, às 18h, o Brasil Ensemble – UFRJ, no Salão Nobre do CCFPA. A entrada será gratuita e aberta ao público. O coral, que tem se destacado no cenário musical, será regido pela talentosa Maria José Chevitarese e contará com a música de André Santos ao piano.

O Coral Brasil Ensemble-UFRJ surgiu em setembro de 1999, sob a batuta da maestrina Maria José Chevitarese. Em 2000, o grupo recebeu o prestigiado Diploma de Prata na categoria de coros de câmara, vozes mistas, na Choir Olympics 2000, realizada em Linz, Áustria. Desde então, o coral tem se dedicado à divulgação da música brasileira contemporânea, marcando presença em importantes eventos como a XVII, XVIII, XIX e XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Sua atuação inclui colaborações com renomadas orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica da UFRJ e a Orquestra Sinfônica Nacional, em locais de destaque como a Sala Cecília Meireles e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

Maria José Chevitarese, líder do conjunto, é uma figura de destaque no mundo da música. Graduada em regência pela Escola de Música da UFRJ (1987), mestre em Música Brasileira pela UNIRIO (1996) e doutora em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Chevitarese atualmente ocupa o cargo de professora Titular de Canto Coral na UFRJ.

Os membros do Coral Brasil Ensemble-UFRJ são uma verdadeira sinfonia de talentos, com destaque para Ana Caroline Nascimento de Vasconcelos, Carla Garcia, Carolina Campos, Caroline Ribeiro, Caterina Benedetto Scaini, Edilene Melo, Eloá Frem, Ester Melo, Gisele Abrantes e Vitória Santana Anhetti, entre os sopranos; Agatha Vieira, Beatriz Silva dos Santos, Célia Regina Koury, Esther Santiago, Luana Nascimento, Marcia Cristina Mendes Leal, Nicole Costa e Yeles Raquel Gomes de Brito, entre as mezzos; André Cisco, Bernardo Arume Rulff, Cristian Mercado, Cris Borba, Eduardo Barbosa, Jordan Augusto Rodrigues de Carvalho, Lucas Onei Puppin e Matthew David Collins, entre os tenores; e Cristóbal Rioseco, Dário Rocha, Feliciano de Castro Comé, Gilmar Nascimento Garantizado, Harley Gaz, João Marcos Rizzotto, Lucas Fernandes, Murilo Lapido Barbosa e Tiê Kühl, entre os barítonos.

O evento faz parte do Circuito Sextas com Arte, coordenado por Andrea Adour, com apoio de André Aguiar Protásio. O Brasil Ensemble – UFRJ conta com o suporte do Circuito Proart e do Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, além do CCFPA.

O Centro Cultural Feso Pro Arte está localizado na rua Gonçalo de Castro, 85 - Alto, Teresópolis - RJ.