Unifeso - Primeiro Pint Of Science em Teresópolis reúne grande público

Primeiro Pint Of Science em Teresópolis reúne grande público

22-05-2024

A primeira edição do Pint Of Science em Teresópolis levou diversos acadêmicos, docentes, pesquisadores e pessoas interessadas nas palestras a brindarem à Ciência. O maior festival mundial de divulgação científica reuniu cerca de 80 pessoas por dia no bar e restaurante Mad Brew, no bairro de Fátima. As palestras abordaram temas diversos, atraindo públicos de diferentes idades e áreas.

‌No primeiro dia de encontro as palestras falaram sobre “A ciência da cerveja” e “A ciência do uso de canabidiol medicinal”. O docente Leandro Vairo, dos cursos de Medicina e de Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que atualmente está responsável por uma pesquisa que tem foco na sustentabilidade e no aproveitamento de resíduos na Feso, falou sobre a cerveja. Ele abordou a ciência envolvida no processo de fabricação, as pesquisas que estão sendo realizadas que mostram o benefício da bebida na saúde e, também, como a cerveja influenciou historicamente na ciência. Essa foi a estreia do professor no evento, mas participar era um desejo antigo dele. “Eu sempre admirei, mas nunca tinha conseguido frequentar por não ter aqui na cidade. Já tinha sido convidado para falar de alguns temas no Pint Of Science em Nova Friburgo, mas veio a pandemia e não deu. É muito importante trazer a ciência para a população. Em um ambiente descontraído é bem mais fácil, orgânica e fluida essa passagem de conhecimento e trocas”, disse Leandro Vairo.

‌Quem se interessa por canabidiol e o seu uso medicinal ficou para acompanhar a palestra do professor Leandro Oliveira, que trouxe um novo olhar sobre o assunto, de forma mais clara e objetiva, mostrando a evolução dos processos científicos, aplicações possíveis da cannabis e estudos variados. “Eu fui convidado para falar sobre o uso do Canabidiol Medicinal. Eu faço um trabalho na Feso com alunos de Medicina e de Biomedicina sobre o conhecimento do sistema endocanabinóide. É importante que as pessoas entendam que não é uma coisa nova, porém que tem muitas descobertas recentes que auxiliam a compreensão da utilização dos óleos de cannabis, porque não é só canabidiol, tem outros canabinóides presentes na cannabis sativa que podem ser utilizados como medicamentos”.

‌Quem aguardou essa palestra ansiosa foi Eshilley França, acadêmica do 5º período de Biomedicina. “ Eu estava aguardando muito por esse dia, que era um dos que eu mais estava esperando. As palestras estavam maravilhosas, com temas bem interessantes que eu queria muito saber desde quando eu entrei na faculdade. Inclusive, o canabidiol é uma das partes que mais gosto na Biomedicina. Esse estudo abrange várias doenças e eu estava querendo muito acompanhar essa palestra”, disse a estudante. “Foi muito bom, superou todas as expectativas. Foi incrível!”, confessou Estefani Gonçalves, também do 5º período de Biomedicina.

‌O coordenador e professor Carlos Alfredo Cardoso, representante local do evento em Teresópolis, considerou o primeiro festival na cidade um grande sucesso. “Deu tudo certo, as palestras foram um sucesso. O público que esteve acompanhando fez muitas perguntas. Foi uma noite muito bonita. Todo ano tem que ter. Vai ter”, expressou animado.

Por Paola Oliveira