Unifeso - Novo curso de Terapia Ocupacional está com o vestibular aberto até 2 de agosto

Novo curso de Terapia Ocupacional está com o vestibular aberto até 2 de agosto

12-06-2024

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) já abriu o processo de inscrição para o vestibular de 2024.2. Entre os cursos que serão ofertados no próximo semestre está a nova graduação presencial do Unifeso, de Terapia Ocupacional. O edital já está disponível no Portal Unifeso e os candidatos interessados podem se inscrever até o dia 2 de agosto, pelo site.

No ato da inscrição o candidato precisa preencher uma ficha com os dados pessoais e escolher a forma de ingresso. O processo pode ser feito por meio da prova de vestibular, com redação on-line, como por aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente às edições de 2016 a 2023, sendo necessário, no mínimo, 450 pontos na redação.

Terapia Ocupacional

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras. O profissional pode atuar em hospitais, centros de reabilitação, instituições geriátricas, programas de atenção básica, domiciliar, escolas e clínicas especializadas, instituições de custódia, programas nas comunidades e em outras organizações que proveem serviços de prevenção e/ou reabilitação, contribuindo para a recuperação e adaptação do indivíduo em conjunto com os outros membros da equipe. “O Terapeuta Ocupacional trabalha com desempenho ocupacional, então ele trabalha muito atrelado à fisioterapia, especificamente, no retorno da função daquela pessoa, seja no lazer ou nas atividades de vida diária. Ele tem a função de integrar esse indivíduo na sociedade novamente”, mencionou a coordenadora de Fisioterapia Unifeso, Alba Fernandes.

Da atuação à procura por profissionais no mercado de trabalho

A Terapia Ocupacional é uma profissão ligada à Fisioterapia com atuação específica no desenvolvimento e adaptação do paciente para atividades do dia a dia. A procura por esses profissionais cresce a cada ano, o que leva a necessidade de preenchimento de vagas tanto no setor público, quanto no setor privado. Com a baixa de Terapeutas Ocupacionais ativos no mercado de trabalho, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 2) enviou uma carta às instituições de ensino superior descrevendo o cenário, com a esperança de que mais universidades ofereçam o curso.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi uma das universidades contatadas pelo Conselho. Antes mesmo do recebimento da carta, a instituição vinha trabalhando a ideia da abertura do curso, diante da realidade de 90% estrutura necessária para o aprendizado dos futuros alunos estar disponível nos campi. O curso de graduação em Terapia Ocupacional presencial será aberto no Campus Quinta do Paraíso, no bairro da Prata, em Teresópolis, com duração de 4 anos. Os alunos terão acesso a cenários de prática extremamente capacitados, como os alunos da graduação em Fisioterapia. O vestibular já está aberto.

Inscreva-se!

Por Paola Oliveira