Unifeso - I Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise irá destacar jovens pianistas brasileiros

11-07-2024

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise. A iniciativa é do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Três Marias Produções Artísticas, com o objetivo incentivar e promover o intercâmbio entre jovens pianistas brasileiros, com idades entre 6 e 26 anos, residentes no Brasil ou estrangeiros que residam no país há pelo menos dois anos. Além disso, o concurso presta homenagem ao renomado professor e pianista Luiz Henrique Senise (in memoriam), que deixou um legado significativo no ensino do piano no Brasil.

Para participar, é necessário ter domínio do instrumento e fazer a inscrição, até o dia 2 de outubro, em nome do participante, através da página do Sympla, clicando em "Realizar Inscrição" e efetuando o pagamento da taxa, no valor de R$ 50. Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato pelo e-mail centrocultural@fesoproarte.com.br.

Premiações

Todos os participantes receberão certificados e os três primeiros colocados de cada turno serão premiados em dinheiro. Além disso, o primeiro colocado de cada turno terá a oportunidade de realizar um recital durante o ano de 2024/25, distribuído entre os organizadores do concurso: a série "Concerto de Gala" da FESO Pro Arte, em Teresópolis; o Salão Leopoldo Miguez da UFRJ, no Rio de Janeiro; e a Três Marias Produções Artísticas, em Belo Horizonte. A ilustre professora e pianista Maria Teresa Soares, membro do júri, ficará responsável pela premiação em dinheiro do turno especial, de 6 a 9 anos.

Já o melhor intérprete de Debussy vai ganhar o “Prêmio Luiz Senise”, que será entregue pela Três Marias Produções Artísticas.

O ganhador do quarto turno, idade que contempla competidores entre 19 e 26 anos, receberá um recital especial junto à Ofesp na série Concertos de Gala de 2025. “Em 2024, a série Concerto de Gala, a mais tradicional do CCFPA, foi remodelada e, neste ano, tem sido protagonizada pela Orquestra Feso Pro Arte, a Ofesp. A Orquestra passou por um processo de reestruturação nos anos de 2022 e 2023 e se tornou referência na Região Serrana como a primeira orquestra profissional de Teresópolis”, contou Leonardo Pinto, Diretor Artístico da Ofesp.

Concerto Especial

Durante o concurso, acontecerá um concerto especial em homenagem ao grande pianista que dá nome ao concurso, apresentado pelos pianistas Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, na série Concerto de Gala, marcado para o dia 26 de outubro.

A primeira edição do concurso está sendo organizada no Centro Cultural Feso Pro Arte, espaço que mantém programação anual com concertos musicais, exposições de arte, eventos literários e multiculturais, seminários e mostras que acontecem no âmbito da instituição assim como em organizações da comunidade local. Tais atividades consolidam a importância do espaço no desenvolvimento da cultura na cidade de Teresópolis e região.

A professora Valéria Bertoche, idealizadora do concurso, junto com Edenise Antas, diretora do Centro Cultural e colaboradores da Pro Arte, conceberam o concurso com o objetivo de resgatar um piano histórico de Teresópolis, utilizado por pianistas renomados como Wilhelm Kempff, no século XX. “A competição visa incentivar o aprendizado e a prática do piano, oferecendo prêmios e estimulando os participantes a aprimorarem suas habilidades”, explica Valéria. Ela destaca ainda que o professor Luiz Henrique Senise, além de um grande apoiador dos concursos no país, foi o mentor dela e de pianistas famosos no Brasil e no exterior, inclusive Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, atualmente organizadores de eventos culturais através da Três Marias, em Belo Horizonte e os convidados para o Concerto de Gala de outubro. “Ele foi um grande professor, estudou em Viena, ele é responsável por uma quantidade enorme de alunos que hoje estão por aí, pelo mundo afora, dando aula, são professores nas universidades brasileiras, fazem doutorado, enfim, um grande mestre”, justificou a escolha do Senise.

Saiba mais sobre o homenageado

Luiz Senise, pianista elogiado pela crítica nacional e internacional, acumulou numerosos prêmios em concursos de piano, incluindo o Prêmio Guiomar Novaes no II Concurso Internacional Villa-Lobos. Sua carreira inclui discos, gravações para rádio e televisão, além de participações em CDs. Com projetos premiados pela Funarte, realizou turnês por todo o Brasil, atuando tanto como solista quanto camerista em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior. Mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ, Senise foi docente na Escola de Música da UFMG, Universidade Estácio de Sá e Conservatório Brasileiro de Música, contribuindo significativamente como professor. Em 1994, ingressou na Escola de Música da UFRJ, no Departamento de Teclado e Percussão, onde formou inúmeros músicos e orientou centenas de premiados em concursos nacionais e internacionais. Senise foi um destacado curador musical no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ por oito anos, coordenando o projeto "Música no Fórum".

Conheça a Comissão Julgadora

A comissão julgadora do concurso será composta por pianistas e educadores de reconhecida capacidade artística nacional e internacional, incluindo Maria Teresa Soares, premiada em diversos concursos, como o Concurso Nacional de Piano de 1967 patrocinado pela União dos Músicos do Brasil; Marina Spoladori, pianista paranaense e professora assistente no departamento de piano e cordas da UNIRIO, com mais de 30 prêmios em concursos nacionais e latino-americanos; e Ronal Silveira, doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO e mestre em Música – Performance pela UFRJ, atualmente é professor de piano e diretor da Escola de Música da UFRJ.