Unifeso - Espetáculo internacional de cordas: Magisterra String Quartet promete encantar no Concerto de Gala da Feso Pro Arte, na próxima sexta-feira, dia 12/07

05-07-2024

No dia 12 de julho, sexta-feira, às 20h, o Centro Cultural Feso Pro Arte apresentará o concerto do Magisterra String Quartet, um quarteto internacional composto pelos violinistas Annete-Barbara Vogel (Western University/Canadá) e Fernando Pereira (UFRJ); pelo violista Dhyan Toffolo (Unirio); e pelo violoncelista Kayami Satomi (University of Münster/Alemanha).

O público está convidado a prestigiar esta apresentação que faz parte da série Concertos de Gala, prometendo emocionar com um espetáculo de cordas excepcional. A entrada é franca, e os ingressos devem ser retirados antecipadamente, através do Sympla.

Entre os membros do quarteto está Fernando Pereira, professor do projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, que é parceira do CCFPA. Segundo o músico, o Quarteto Magisterra é fruto das diversas formações que o Ensemble Magisterra Soloists, conjunto musical situado no Canadá, abriga. “Este grupo tem como Diretora Artística a violinista germânica Annette-Barbara Vogel, com quem eu desenvolvo um trabalho há quase uma década”, contou.

Fernando adianta que na apresentação do dia 12 de julho o concerto trará um programa diverso: um quarteto de Roberto Schumann, que se caracteriza por seu lirismo; em seguida, o emblemático Quarteto n. 8 de Schostakovitch, em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial; por fim, uma obra contemporânea (uma das premissas do trabalho do quarteto) do compositor canadense Helmut Lipsky.

“Para mim, tocar na Feso Pro Arte é sempre um momento especial, pois, além da história deste espaço musical, sou professor de violino e coordenador das aulas dos demais instrumentos de cordas na Fundação, no âmbito da já consolidada parceria com a Escola de Música da UFRJ. Espero todo o público de Teresópolis e, sobretudo, meus queridos alunos neste concerto!”, declarou o musicista.

Outro grande artista que estará na apresentação é Dhyan Toffolo, que já fez parte do corpo docente da Pro Arte na Caravana Sinos e retornará este ano, como professor de Viola no mesmo projeto, programado para os dias 26, 27 e 28 de julho.

Leonardo Pinto, diretor artístico da Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp), enfatiza: “Estamos muito felizes e entusiasmados com a visita deles. Já tivemos, em outubro do ano passado, uma belíssima apresentação do quarteto, e está próxima promete ser inesquecível”.

O Centro Cultural Feso Pro Arte está localizado na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto.

Foto: Apresentação do Magisterra String Quartet, em 2023, no CCFPA.