Unifeso - Aprendizado que vai além do conhecimento técnico: estudantes do Unifeso têm acesso à cultura e a práticas esportivas

10-07-2024

No Unifeso, a formação acadêmica vai muito além do aprendizado tradicional. Os acadêmicos têm acesso a uma série de vivências que enriquecem tanto o lado profissional como trazem qualidade de vida, bem-estar e importantes momentos que marcam a trajetória acadêmica. Isso porque a instituição investe em atividades culturais e esportivas que enriquecem a experiência universitária e promovem a integração entre estudantes, professores e colaboradores.

Para os adeptos do esporte, o Unifeso organiza eventos que vão além da competição. A Olimpíada Interna é um exemplo, reunindo milhares de atletas em modalidades como basquetebol, futsal e tênis de mesa, onde o espírito esportivo se fortalece com o orgulho institucional.

O Viradão Unifeso é outra maratona anual, oferecendo 24 horas contínuas de atividades físicas e recreativas, unindo a comunidade acadêmica e local em uma celebração de saúde, bem-estar e superação, com vasta programação em três unidades: os campi Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto) e Quinta do Paraíso (Prata) e no Centro Cultural Feso Pro Arte (Alto).

Falando em Centro Cultural, a Instituição mantém com uma unidade que disponibiliza aos estudantes, professores e comunidade em geral um leque de oportunidades para explorarem suas paixões artísticas. É o Centro Cultural Feso Pro Arte, mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos, onde a comunidade desfruta de uma programação contínua que vai desde exposições de arquitetura até cursos livres de piano e teatro. Este espaço não apenas enriquece a vida cultural da cidade de Teresópolis, mas também fortalece os laços entre a instituição e a comunidade local. O CCFPA também abraça eventos acadêmicos, como a I Exposição Arq Urb Terê, protagonizada por estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo que demonstraram seus talentos.

Entre as atividades de destaque, o Festival Prata da Casa, que vai para a sua décima edição e é conhecido por sua diversidade e inclusão, recebendo apresentações musicais, recitais literários, dança e diversas outras formas de expressão artística. Com tema livre, o evento oferece participação gratuita e voluntária para todos os membros da comunidade Feso, que a cada dia adere ainda mais ao evento. Em suas últimas edições o número de inscritos vem aumentando, levando o evento a ter mais de 10 horas de duração nas últimas edições.

Entre as iniciativas de fomento à cultura, o Unifeso promove o Programa de Literatura, Artes, Memória e Cinema (PLAMC), que integra a cultura às disciplinas acadêmicas. Este programa enriquece o currículo dos alunos com atividades que promovem a reflexão crítica e a humanização dos processos educacionais. Dentro do PLAMC, vale conhecer o Grupo de Dança Experimental do Unifeso (Gruda), que tem como objetivo abrir oportunidades para pensar e praticar a dança em suas diferentes expressões e ritmos, no Unifeso e demais espaços de arte da cidade de Teresópolis. Quem quer ter a oportunidade de ter uma formação profissional de excelência, e ainda ser uma pessoa culturalmente enriquecida e fisicamente ativa, pode escolher uma das graduações do Unifeso e se inscrever no Vestibular, garantindo 50% de bolsa para o curso todo se matriculando neste segundo semestre de 2024.