Unifeso - Egresso de Ciência da Computação fala sobre a importância da graduação preparar os alunos para o mercado de trabalho

10-07-2024

Ricardo Coutinho Fonte, egresso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), trilhou um caminho de sucesso no mundo da tecnologia desde os primeiros contatos com um computador ainda na infância. Natural de Teresópolis, Ricardo teve seu primeiro contato com informática no Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso), onde logo desenvolveu um interesse pela área que moldaria sua carreira futura.

Após concluir o ensino médio, Ricardo ingressou no curso de Ciência da Computação do Unifeso, em 2017. Apesar de nunca ter programado antes, seu entusiasmo pela tecnologia e seu desejo de seguir carreira em TI o motivaram a escolher esse curso. Desde o início, Ricardo se destacou não apenas pela dedicação aos estudos, mas também pela proatividade em buscar oportunidades de aprendizado prático.

Durante sua jornada acadêmica, Ricardo aproveitou as parcerias do Unifeso com empresas locais de tecnologia, participando de eventos, palestras e competições que integravam o meio acadêmico ao mercado de trabalho. Essa interação precoce com profissionais e empresas do setor foi crucial para seu desenvolvimento profissional. “Tive palestras com profissionais que atuavam em grandes empresas globais, como a Amazon, e não tínhamos apenas uma área, os temas iam desde Segurança da Informação à Computação em Nuvem. Os eventos que a instituição também sediava, olimpíadas de programação, bootcamps, competições de robótica, eventos tecnológicos, tudo isso fazia com que o meio acadêmico estivesse integrado ao mercado de trabalho. Todos esses pontos me chamaram muita atenção, e esse contato com o mercado eu destacaria como principal”, disse.

No segundo ano de faculdade, Ricardo começou sua busca por uma vaga de estágio, visando ganhar experiência prática na área de TI. Após uma breve experiência em service desk, ele percebeu que sua verdadeira paixão estava na programação. Determinado, dedicou-se intensamente ao estudo de lógica e algoritmos por conta própria, submetendo-se a múltiplos processos seletivos em empresas renomadas como Uber, Facebook (Meta), Google, IBM e Oi.

Foi através de uma palestra realizada no Unifeso pela equipe da Indeva by VTEX que Ricardo descobriu a VTEX, empresa na qual hoje atua como Engenheiro de Software especializado em front-end. Desde então, sua carreira tem sido marcada por desafios estimulantes e oportunidades de crescimento contínuo.

Atualmente, Ricardo Coutinho Fonte aconselha os aspirantes a ingressar na área de Ciência da Computação a buscar estágios desde cedo. “Existem muitos caminhos a serem seguidos, meu conselho é desde cedo procurar por vagas de estágio disponíveis no mercado na área que você mais se identifica. Muitas empresas estão abertas a receber estagiários para ensiná-los e ajudá-los no começo de suas carreiras; e a partir do momento em que você tem uma experiência profissional na área, muitas portas se abrem no mercado de trabalho. E não se prenda só a sua cidade ou ao Brasil, hoje em dia existem muitas vagas remotas no mundo todo”, aconselhou Ricardo.