Unifeso - Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte comemora 25 anos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ateliê de Tecelagem do Centro Cultural Feso Pro Arte comemora 25 anos

05-07-2024

São 25 anos de trabalho e dedicação da professora e artista Silviane Lopes, que fio por fio ensinou gerações de tecelãs, fazendo do ateliê um lugar de encontro e criatividade que atraiu até artistas de longe. A exposição em comemoração da data começa no próximo dia 12 de julho, às 18h, e ficará até 31 de agosto. Uma retrospectiva e alguns dos trabalhos multimídia, em parceria com tecelões, bordadeiras, artistas de teatro, produtores de vídeo, escritoras.

Logo no hall de entrada o visitante será envolvido pelo Portal Memorare, uma obra apresentada em 2022, que ilustra o convite do evento: uma enorme urdidura em tons de pele, montada num tear ancestral, reúne memórias escritas e bordadas por muitas mulheres, numa diversidade que inclui uma pajé pataxó, vítima de violência, que aqui deixou um pouco de sua história e a de tantas outras mulheres indígenas. A homenagem à Pajé Nega Tupinambá Pataxó Hã Hã Hãe batizou a nova versão do Portal de "Corpo da Terra". 

Na galeria principal, a retrospectiva ilustra a gama de técnicas e desafios propostos pela professora Silviane Lopes, que vão de povos originários das Américas a complexas técnicas já quase esquecidas do interior de Minas ou do outro lado do mundo. Mesmo durante a pandemia, a professora deu aulas virtuais e criou um livro de Memória Têxtil. Em várias ocasiões, as alunas aprenderam novas técnicas com artistas têxteis convidados, como Alexandre Heberte e Maria Cecilia de Paula. 

Na galeria 2, estão expostos os 12 trabalhos tecidos para ilustração do livro virtual "Contos e Fios", da escritora Ana Maria de Andrade, que recriou histórias populares e mitológicas envolvendo a tecelagem, do qual foram feitas algumas leituras dramatizadas pelas próprias tecelãs.

A pesquisa e idealização do Portal Memorare são da antropóloga e professora da UFF Olívia Von der Weid, em parceria com a professora Silviane Lopes e a atriz Erika Rettl, do Grupo Teatral Moitará. As bordadeiras que enriqueceram a trama de fios vermelhos, foram convidadas por Marisa Silva.



Texto Solange Bastos










 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.