Unifeso - Feso apresenta Relatório de Atividades com resultados positivos em 2023

Feso apresenta Relatório de Atividades com resultados positivos em 2023

16-05-2024

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) divulgou o resultado do Relatório de Atividades do período de 2023, com os números e as ações desenvolvidas pela Instituição durante o ano passado. Entre as principais atividades da Fundação, durante esses 58 anos de história, estão projetos nas áreas da educação, da arte, da cultura e da saúde desenvolvidos por meio de quatro mantidas: Centro Cultural Feso Pro Arte, Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso), Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). “A Direção de Planejamento, nessa versão atual, é quem tem a responsabilidade de receber o conteúdo de todas as mantidas e, a partir daí, fazemos um compilado. É semelhante a uma curadoria”, disse Michele Hiath, Diretora de Planejamento da Feso. Desde o ano de 2021 o relatório ganhou um novo formato. O layout atualizado traz as informações como na versão anterior, todavia carrega um conteúdo mais interativo, com vídeos, fotos e gráficos com objetivo de aproximar os públicos interno e externo dos valores e da missão da instituição, que trabalha para manter a qualidade de vida dos mais de 2.300 colaboradores diretos e indiretos, investe em treinamentos, capacitações e na infraestrutura.

No Unifeso, o número de estudantes de 2021 para 2023 aumentou em quase 30%. São mais de 20 cursos de graduação ativos, entre bacharelados, tecnólogos e licenciatura, nas modalidades presencial e EAD. Em 2023, recebeu nota 5 na avaliação in loco do Ministério da Educação para o recredenciamento do Centro Universitário. Avaliadores do MEC, durante a visita de aprovação de curso, reconheceram o curso de Psicologia com nota máxima, conceito 5, e os cursos de Biomedicina e Odontologia com conceito 4.

Na avaliação de Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC), que soma a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao valor agregado do curso, corpos docentes e condições oferecidas pela instituição para o desenvolvimento do processo formativo, o curso de Direito do Unifeso ficou em 4º melhor do estado do Rio de Janeiro, à frente de mais de 90 outras instituições de ensino e universidade públicas. Administração ficou em 11º melhor entre 126 instituições e o curso de Ciências Contábeis, considerado como o número 1 do estado.

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) hoje é referência em educação básica no município, e conta com toda a estrutura de um Centro Universitário, além de estar nos Projetos do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA).

O Centro Cultural também desenvolve um trabalho de décadas. Em breve, a Pro Arte completará 100 anos atribuindo conhecimento, cultura e arte para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Famílias inteiras vivem oportunidades únicas por meio de projetos sociais, como, por exemplo, musicalização, canto e teatro. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, a Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp) foi reformulada, dando início à tradição da casa: a série Concerto de Gala, além da temporada ‘Sementes’, em maio do ano passado.

Outra mantida que também realiza sonhos é o HCTCO, que deu as boas-vindas a 1.889 bebês em 2023, entre eles as trigêmeas Alice, Helena e Laura. E só foi possível fazer o parto devido à preparação da unidade hospitalar, equipada com itens de ponta e equipe qualificada. “Não é qualquer hospital que tem condição necessária para parto de trigêmeos, que só acontece em hospital que tenha estrutura de UTI, além de todo o aparato. Alguns anos atrás, antes da estrutura que a maternidade tem hoje no HCTCO, com a UTI Neonatal, uma mãe teria que sair de Teresópolis para ganhar seus bebês”, contou Michele Hiath.

O relatório, que mostra o resultado de todo um ano, é motivo de orgulho e emociona quem está de perto acompanhando o processo. Para a Diretora de Planejamento, todos os envolvidos nesse crescimento assumem uma responsabilidade social junto com a Feso. O resultado é reflexo das atividades entregues por cada um. “Ao longo do ano vamos participando das atividades. Quando paramos e olhamos para trás e vemos tudo o que já realizamos, realmente é de emocionar. Vemos o envolvimento dos nossos funcionários, dos estudantes, dos professores e dos profissionais da área da saúde, e o quanto fazemos diferença para a nossa sociedade. Então quando eu acompanho o relatório de atividades é isso o que vejo: nossos resultados alcançados e tudo aquilo que a instituição faz para a nossa cidade”, apontou Michele.

Acompanhe o Relatório de Atividades 2023 aqui.

Por Paola Oliveira