Unifeso - Estudantes de Enfermagem comemoram o dia da profissão com ação na Praça do Meudon

16-05-2024

Os estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) se reuniram na ação de saúde “Enfermagem na Praça”, no bairro do Meudon, no sábado, dia 11 de maio, em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem e o Dia Nacional do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio.

Das 8h às 14h, a população pôde aferir pressão arterial, glicemia, se vacinar e aprender sobre a manobra de Heimlich, usada em casos de engasgo por objetos estranhos. A ação fez parte da 27ª Semana de Enfermagem integrada do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), hospital-escola dos cursos de saúde do Unifeso. “Nós temos um currículo que integra essas práticas desde o início da graduação, então o aluno começa a desenvolver habilidades para lidar com o paciente, com as pessoas. E daqui a pouco eles estarão lá no hospital estabelecendo essa mesma relação”, disse Adriana Coutinho, enfermeira do HCTCO há 29 anos e Diretora de Enfermagem do Hospital.

A estudante do 7º período do curso Victorya Valdizane enxergou a falta de informação das pessoas sobre manobras de primeiros socorros, que podem salvar vidas. Para ela, passar adiante a noção básica pode ser crucial em momentos de emergência. “É uma oportunidade de passar conhecimento para a população. Nós vimos a necessidade, a carência deles, como, por exemplo, na manobra de Heimlich. Eles falaram que é importante transmitirmos essa informação. É uma super oportunidade de aprendizado, de passar conhecimento, e uma forma de aprendermos também”.

Yanca Silva é moradora do bairro do Meudon, levou a filha de 5 anos para tomar a vacina contra a Influenza e aproveitou a ida à praça para ver como estava a saúde. “Trouxe minha filha para tomar a vacina da influenza. Durante a semana ela estuda, então hoje aproveitamos e viemos tomar. Já aferi minha pressão, graças a Deus está ótima, agora vou medir o açúcar, aproveitar que já estou aqui”, contou. “São diversos serviços ofertados à população pelos estudantes e pelas ligas acadêmicas, como a Liga de Emergência, a Liga da Mulher, a Liga de Saúde Coletiva... Então são diversas iniciativas dos estudantes, além das orientações em saúde”, completou Selma Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso.

Por Paola Oliveira