Unifeso - Encontro de Cordas e Ritmos: Duo Santoro e Ana Letícia Barros celebram a Música Brasileira, no próximo dia 29/6, na Pro Arte

21-06-2024

No próximo dia 29 de junho, às 20h, o consagrado Duo Santoro, formado pelos irmãos gêmeos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, se unirá à talentosa percussionista Ana Letícia Barros em um concerto imperdível dedicado à riqueza da música brasileira. O evento faz parte da tradicional Série Concertos de Gala, realizada pelo Centro Cultural Feso Pro Arte.

O encontro promete uma fusão única de estilos, sem fronteiras entre música popular e erudita. No programa, destaque para as estreias mundiais de quatro composições especialmente dedicadas ao Duo Santoro, ao lado de obras icônicas do compositor Heitor Villa-Lobos e de figuras da música popular brasileira, como Ernesto Nazareth e Waldir Azevedo.

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados através do Sympla. O Centro Cultural Feso Pro Arte está localizado na Rua Gonçalo de Castro, 85 - Alto, Teresópolis.

Leonardo Pinto, diretor artístico da Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp), destaca que este será o terceiro evento do ano da Série Concertos de Gala, que passou por uma renovação e tem como protagonista de 2024 a Orquestra. "Começamos com a apresentação de um quarteto, depois tivemos um trio de músicos, todos da Ofesp, nestes dois primeiros eventos”, lembra.

Entretanto, ao longo deste ano, a série vai receber também convidados especiais, que são nomes importantes para a série, incluindo artistas que já se apresentaram na instituição diversas vezes e outros que são figuras proeminentes no cenário musical. “Para esta ocasião, decidimos convidar o Duo Santoro e a percussionista Letícia Barros porque eles têm uma longa história conosco na Série Concertos de Gala, já se apresentaram várias vezes em diferentes formações e sempre são muito aguardados pelo nosso público", justificou Leonardo.

O diretor da Ofesp enaltece o trabalho da dupla e destaca a importância das parcerias com escolas externas. "Os Santoros são músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, nossa parceira institucional. Somos um polo de extensão da Escola de Música da UFRJ, e a percussionista Letícia é professora de percussão na Faculdade de Música da Unirio. Estamos muito animados com a presença deles e felizes por terem aceitado colaborar conosco na série. O repertório será predominantemente composto por música brasileira, muito rico e variado, e tenho certeza de que o público irá apreciar bastante", adianta Leonardo.