Unifeso - Docente e aluna do 2º período de Pedagogia híbrido têm resumo aprovado em Congresso na Holanda

05-06-2024

Após inscrever um resumo na International Conference Comenius: education, anthropology & cosmology - Conferência Internacional Comenius: educação, antropologia e cosmologia, o curso de Pedagogia híbrido do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu, em abril, a excelente e surpreendente notícia de que o resumo foi aprovado para o congresso, que será realizado entre os dias 13 a 16 de novembro de 2024, no Museum Mausoleum Comenius, no município de Naarden, na Holanda, representando o Brasil.

‌Foram diversos trabalhos submetidos. Inicialmente, de acordo com a Diretora-Presidente do Instituto, seriam apenas 20 trabalhos aceitos, porém devido ao número inesperado de submissões, aceitaram 35 trabalhos de pesquisadores de diversos países, como Japão e Estados Unidos.

‌Ana Cristina Francisco, professora de Pedagogia do Unifeso, foi quem inscreveu o trabalho no congresso. Como pesquisadora, motivou os alunos da disciplina de Didática a produzirem trabalhos sobre Comenius - educador, cientista e escritor considerado o fundador da didática moderna, defensor do saber, com o lema de “ensinar tudo a todos”, no ano passado. Dos trabalhos entregues pelos acadêmicos, ela selecionou o da aluna Gislene Almeida, hoje aluna do segundo período do curso.

‌“Eu tinha a ideia de começar a trazê-los para esse mundo da pesquisa, mas não sabia que seria tão rápido e específico. Porque ela vai para um congresso no exterior dentro do instituto do estudioso que ela produziu uma pesquisa. Ela estudou sobre Comenius, em uma aula de Pedagogia, em Teresópolis, no Brasil, agora vai apresentar o que ela estudou no Instituto Comenius, que vai tratar sobre Comenius, na Holanda. Isso é sensacional”, disse a professora animada com a aprovação.

‌Ao submeter o resumo ela não acreditava que seria possível ser selecionada, apesar disso, arriscou. “Tem congresso que só admite mestrando com doutor. Outros só doutorado com pós-doutorado, então não é comum você ter um aluno de graduação apresentando resumo para congresso. Não se tem essa cultura, muito menos em um curso EAD”, pontuou.

‌A coordenadora pedagógica da EaD, Renata Vasconcellos, está entusiasmada com a ida das duas ao Congresso. Para ela, esse é um feito ímpar para a instituição e entre as demais universidades. “Eu não tenho conhecimento até hoje, pelo menos no Brasil, de nenhuma universidade, nenhum curso EaD de Pedagogia ou até mesmo outro curso que tenha conseguido essa aprovação em Congresso, principalmente internacional”, notou.

‌Gislene, aluna coautora do trabalho aprovado, ao receber a notícia não conteve as lágrimas. A estudante sonhadora não imaginava, logo no início da vivência acadêmica, participar de um grande Congresso fora do país, e defende a ideia que sua ida seria uma grande motivação para os demais alunos dos cursos EaD. “Meu coração está acelerado. É uma oportunidade muito maravilhosa. Acredito que será um grande incentivo para os alunos, tanto do on-line quanto do híbrido, e mostrar o quão longe o EaD pode chegar. Eu estou muito feliz”. E completou: “Vale a pena sonhar! Por isso eu tenho um milhão de sonhos”.

Por Paola Oliveira