Unifeso - Comunidade acadêmica e colaboradores do Unifeso participam de atividades da 11º Semana do Meio Ambiente

05-06-2024

A Semana do Meio Ambiente acontece todos os anos nos primeiros dias do mês de junho, e no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a comunidade acadêmica e colaboradores estão participando de ações de conscientização que começaram nesta segunda-feira, 3 de junho, e vão até sexta-feira, dia 7. O objetivo dos encontros é promover discussão e sensibilização da temática ambiental, que teve como destaque neste ano: mudanças climáticas e suas consequências. As atividades, nesta segunda-feira, dia 03, começaram com o lançamento do Podcast da Sala Verde Unifeso e documentários sobre a temática no ambiente virtual dos acadêmicos do Unifeso.

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) também trabalhou ações com alunos da escola. No mesmo horário, as turmas de educação infantil e do ensino fundamental tiveram contação de história sobre o livro “Akuan, o peixinho curioso”.A Semana do Meio Ambiente vem sendo promovida pelo Projeto Sala Verde, do Governo Federal. No Unifeso, ele faz parte do Programa de Incentivo à Extensão (PIEX), e trouxe ações direcionadas para estudantes, técnicos administrativos e docentes.

No primeiro dia, 03, de 14h às 16h, no Prédio Flávio Bortoluzzi, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, o professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração e Ciências Contábeis, Luiz Antônio Pereira, dividiu com os colaboradores uma palestra breve sobre o reflexo da mudança climática e, como exemplo, apresentou detalhes sobre o cenário do Rio Grande do Sul. “A 11º Semana do Meio Ambiente é muito importante para trazermos para a comunidade do Unifeso a discussão ambiental, neste ano, discutindo as tragédias que estão acontecendo, em particular, no Brasil. Informação é extremamente importante para gerar sensibilização e busca por melhorias, para que possamos ter uma sociedade, ambientalmente, socialmente e economicamente melhor”, contou.

“É bom! Quem não está observando na tv e nas redes sociais, a faculdade passar isso para todos os colaboradores, reforçar essa consciência, é muito bom”, disse Lucas Jackson Pereira, colaborador no Centro de Práticas Integradas. Maria Luiza de Almeida, também colaboradora no Centro de Práticas Integradas, considerou importante o tema levantado neste ano, “ainda mais em uma cidade que já sofremos com desastres”, disse.

Nesta quarta-feira, 5 de junho, o curso de Direito fará uma palestra sobre Tragédias Climáticas: sustentabilidade socioambiental e o direito à moradia, no auditório 3, do prédio Flávio Bortoluzzi de 19h às 22h.

Programação:

05 de Junho

Ceso- Passeio, plantio de sementes e caminhada ecológica às 13h30- Parque Estadual dos Três Picos- Ensino Fundamental I;

Ceso - Exibição de documentário sobre o tema da XI Semana do meio Ambiente, de 14h às 16h, Campus Antonio Paulo Capanema de Souza- Ensino Médio;

Unifeso- Palestra XI Semana do Meio Ambiente no Multimídia 01- Prédio Afif, horários: 14h às 15, 15h às 16, com colaboradores da instituição;

06 de Junho

Ceso - Caminhada pelo entorno da escola para captura de imagens que remetem questões ambientais, de 13h30 às 16h30, Educação Infantil e Ensino Fundamental II;

Unifeso- Inauguração da ArqHorta na Unidade Básica de Saúde da Beira Linha, de 14h às 16h, alunos de Arquitetura e Urbanismo;

07 de Junho

Ceso- Aula de Música: Sons da Natureza, de 13h às 17h30, Educação Infantil e Ensino Fundamental I;

Unifeso- Palestra XI Semana do Meio Ambiente- Sala Verde, de 14h às 16h, Campus Quinta do Paraíso, com colaboradores da instituição;

Por Paola Oliveira