"Todo começo é involuntário.
Deus é o agente.
O herói a si assiste, vário
E inconsciente."
(Fernando Pessoa, Mensagem)
Comemorar os 130 anos de nascimento de Fernando Pessoa foi o que nos moveu. Como deixar passar em branco momento tão significativo para quem gosta de literatura? Pensamos em envolver pessoas as mais diversas, diretamente envolvidas com o UNIFESO ou não, mas que se propusessem a divulgar seus poemas, sua vastíssima obra, suas diferentes vozes em heterônimos que se apresentam em maiúsculas carregadas de emoções pessoais de um vivente do seu tempo.
"Mais que a existência
É um mistério o existir, o ser, o haver
Um ser, uma existência, um existir –
Um qualquer, que não este, por ser este –
Este é o problema que perturba mais."
(Fernando Pessoa, Primeiro Fausto)
Pensávamos em uma despretensiosa declamação de poemas a que denominamos Tributo a Fernando Pessoa. Para isso, convidamos estudantes, professores e poetas da cidade. Solicitamos a preciosa e profissional ajuda do Ayrton Rebello, que aceitou dirigir nossos passos no palco. Naquele momento, além do Diretor, éramos oito. Unia-nos o gosto pela literatura e a pretensão de divulgar poemas de Pessoa.
"O Universo não é uma ideia minha.
A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha."
(Alberto Caeiro, Poemas Inconjuntos)
Não era pouca coisa. Mas, como vivemos a inventar o Universo, ampliamos a proposta. Sugeri à Michelle Bronstein que organizássemos um livro multimídia. E ela, que também adora invencionices, aceitou o desafio. E fomos incorporando outras pessoas valiosas do UNIFESO que se inseriram nessa grande tessitura que passou a ser o Canto dos Poetas III – Tributo a Fernando Pessoa.
Eis o livro. Resultado de sonhos, criações, desafios, mas, sobretudo, muito lúdico, muita dedicação e um prazer imenso na partilha.
Ana Maria Gomes de Almeida
Michelle Bronstein