Unifeso - Exposição de trabalhos do curso de Direito enriquece ambiente de aprendizado

Exposição de trabalhos do curso de Direito enriquece ambiente de aprendizado

25-07-2024

Nos dias 10 e 19 de junho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promoveu um grande evento com a apresentação dos trabalhos dos alunos dos primeiro, quarto e quinto períodos do curso de Direito. O Espaço de Convivência do campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, foi tomado por pôsteres, com a participação da patrulha Maria da Penha e OAB Mulher de Teresópolis, e engajou muitos estudantes, professores e funcionários da Instituição.

No dia 19, aconteceu a apresentação dos alunos do primeiro período, da disciplina de Criminologia e Psicologia Jurídica, ministrada pela professora Gisele Alves. A proposta envolveu uma pesquisa de campo abrangente, que permitiu aos estudantes explorar diversos temas relevantes, como a Patrulha Maria da Penha, a questão dos crimes de intolerância e a delegacia de combate a crimes raciais, os direitos da população LGBTQIA+, entre outros. A atividade exigiu que os alunos interagissem diretamente com instituições e profissionais da área, promovendo um aprendizado prático e imersivo.

Segundo a professora Gisele, "o diferencial está na pesquisa de campo. Eu não queria que fosse apenas um trabalho teórico, mas uma experiência prática real. A saída para a pesquisa de campo foi fundamental, pois uniu a turma e permitiu que eles vivenciassem como as instituições funcionam na prática. O resultado foram 15 trabalhos apresentados em forma de pôster, demonstrando o empenho e a qualidade do trabalho dos alunos".

Laura Souza de Freitas, uma das estudantes do primeiro período, destacou a importância da experiência prática: "Ter essa matéria que nos leva a campo dá uma perspectiva real do que queremos para o nosso futuro. É uma experiência muito boa, que nos coloca em contato com juízes e defensoria pública, por exemplo, proporcionando um gostinho do nosso futuro profissional”, notou a acadêmica, que fez um trabalho sobre Psiquiatria Forense no Processo de Interdição.

E quem tem vontade de cursar Direito, pode aproveitar a oportunidade e se inscrever vestibular.