Unifeso - Medicina Veterinária tem agenda cheia durante o VIII Confeso

Medicina Veterinária tem agenda cheia durante o VIII Confeso

04-10-2023

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) aproveitou o VIII Confeso (Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso) para realizar mais uma edição do Dia do Peixe, no dia 4 de outubro. Além de uma grade de palestras extensa, o evento contou com o tradicional almoço, organizado pelas turmas do segundo período. No cardápio, não podiam faltar pratos feitos com tilápia.

“Nosso objetivo foi promover a sustentabilidade na aquicultura, para isso convidamos produtores rurais, escola técnica agrícola, secretários de agricultura dos municípios vizinhos, técnicos das secretarias, o pessoal da Emater. Queremos encontrar as dificuldades e os limitadores do produtor e conversar junto com quem pode resolver, que são os representantes da iniciativa pública, essas soluções para viabilizar a produção na nossa região, que tem um potencial enorme em função da quantidade e da qualidade da água e do clima. Já estamos dialogando a respeito de algumas linhas de pesquisa em aquicultura sustentável, como sistema de recirculação de água, uso de energia solar, reuso de água captada dos telhados do campus do Unifeso e outras possibilidades de espécies que se adaptem ao clima da nossa região. Acredito que o evento deste ano tenha trazido as demandas do produtor para que a academia, junto com a iniciativa pública, possa conseguir as soluções, para aumento de produtividade e qualidade de vida”, explicou a professora Beatriz Sturm.

Os alunos da Creche Municipal Paraíso também participaram do Dia do Peixe. O curso organizou para os pequenos atividades lúdicas com o viés da sustentabilidade.

O curso também aproveitou o congresso para promover o I Dia da Cabra e da Ovelha, que aconteceu em 3 de outubro, com o objetivo de promover a troca de experiências nas áreas de caprinocultura e ovinocultura leiteira na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes nas áreas de pesquisa e de extensão rural. Os alunos puderam conferir palestras com os médicos-veterinários Polyanne Martins, Thamara Fernandes e Felipe Seabra, todas com vagas esgotadas.

“Este ano optamos por separar do Confeso a nossa Jornada Acadêmica, que voltou para o mês de setembro, em comemoração do Dia do Médico Veterinário. Já o Confeso ficou para a apresentação de trabalhos, nosso curso foi o que mais submeteu trabalhos, foram quase cem; além de palestras, minicursos e realizamos também o Dia da Caba e da Ovelha, para a inauguração do nosso projeto de extensão em pequenos ruminantes e também a inauguração do aprisco, mais uma instalação de ciência animal que nos foi proporcionada pela Direção Geral da Feso. Para o último dia do Confeso ficou marcado o Dia do Peixe, que contou com a parte de extensão e com presença dos secretários de Agricultura de Teresópolis e de Guapimirim, além de produtores da região”, destacou o professor André Vianna, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unifeso.

Além do Dia do Peixe e do Dia da Cabra e da Ovelha, o Confeso foi um celeiro de conhecimento para os estudantes, que puderam desfrutar de palestras sobre diversos assuntos referentes ao mercado da medicina veterinária. Uma delas foi “Indicações para uso de ultrassom/doppler velocimétrico em clínica de pequenos animais, proferida pela professora Marcelline Santos Luz, médica-veterinária com ênfase em diagnóstico por imagem de pequenos animais e reprodução de pequenos animais, atuando principalmente com caninos, em biotecnologia da reprodução animal, banco de sêmen, inseminação artificial, ultrassonografia, endoscopia e radiologia.

“O doppler é um estudo não invasivo da hemodinâmica corpórea. A hemonidâmica é uma área que se propõe a diagnosticar e tratar as funções neurológica, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e trombose. O exame ainda é pouco utilizado na veterinária, apesar de ter muita aplicabilidade, porém o equipamento e o softwares são caros”, explicou a palestrante.