Unifeso - Curso de Odontologia recebe ótima avaliação do MEC em seu recredenciamento

Curso de Odontologia recebe ótima avaliação do MEC em seu recredenciamento

04-05-2023

O curso de Odontologia do Centro Universitário Serra do Órgãos (Unifeso) alcançou nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), uma pontuação considerada muito boa e acima da média, em uma escala que vai de 1 a 5. A avaliação do curso foi realizada in loco, no fim do mês de março, com a finalidade de recredenciamento do curso.

“Ficamos na faixa de nota 4, com apenas 0,16 pontos abaixo para obtermos a nota máxima. Isso demonstra a excelência do curso com as mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos com o direcionamento e incentivo da Direção Acadêmica das Ciências da Saúde, da Reitoria e de todos os setores da instituição trabalhando em conjunto”, observou o professor Alexandre Suarez, coordenador do curso.

Vários quesitos que compõem a nota, tais como infraestrutura, corpo docente e estrutura curricular, foram avaliados. “A avaliação é um momento em que validamos todo o trabalho planejado e executado durante um período. É um momento em que são verificados os acertos e as fragilidades. A avaliação não é um momento punitivo e sim de aprendizado”, ressaltou o professor Alexandre.

Ele contou que, através das impressões das avaliadoras, foi possível observar que a adoção de metodologias ativas coloca o estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem. O apoio ao discente foi evidenciado por diversas ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, pela Direção de Educação à Distância, pela Secretaria Geral de Ensino, pelo setor de benefícios e pelo setor de bolsas, dentre outros. A Instituição de Ensino Superior (IES) também apresentou uma política definida de autoavaliação, executada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio de avaliações institucionais periódicas, em que toda a comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnico-administrativos) participa desta autoavaliação.

Segundo o professor Alexandre, foi verificado que as tecnologias de informação e comunicação são planejadas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando e viabilizando a execução do projeto pedagógico do curso. O número de vagas para o curso está fundamentado em estudos quantitativos e qualitativos, comprovando a sua adequação à dimensão e às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino, pesquisa e extensão.

Com relação à integração do curso com o sistema local e regional de saúde Sistema Único de Saúde (SUS), foi possível apresentar a existência de diversos acordos e convênios da IES com o município de Teresópolis e com cidades próximas, disponibilizando espaços de prática e integração ensino-serviço, inserindo os estudantes neste importante cenário de prática.

A infraestrutura foi também elogiada, com as salas de aula adequadas e climatizadas, com espaços atendendo plenamente ao curso. Os laboratórios de informática apresentam equipamentos suficientes para a demanda e aparentam boa utilização e em quantidade suficiente. “Os laboratórios são novos, modernos, amplos, com equipamentos de ponta, proporcionando uma formação adequada aos estudantes”, garante o coordenador.

A biblioteca é equipada com o necessário à vida estudantil, sendo bem utilizada pela comunidade acadêmica. Os livros estão presentes e em quantidade compatível ao número de estudantes, embora a vasta biblioteca virtual também seja importante. A sala de professores, a coordenação de curso e os demais ambientes administrativos foram avaliados como bem estruturados e confortáveis.

As avaliadoras conseguiram perceber um bom entrosamento entre os docentes, o que propicia uma maior integração ao curso e constataram que a coordenação do curso é ativa e preocupada com as questões acadêmicas.

O carinho e cuidado com todo o time de colaboradores da instituição e a preservação das instalações e equipamentos também apareceram como pontos positivos, segundo as avaliadoras. A comissão parabenizou todos os atores do processo, por se fazerem presentes e participativos nas reuniões.

“Como aprendizado, vimos que temos que continuar a investir em processos inovadores, como já estamos neste momento avançando com a informatização da nossa Clínica-Escola de Odontologia, para que possamos oferecer um espaço mais atual e alinhado com as tecnologias mais recentes e melhorar o acompanhamento dos diversos indicadores, para que possamos direcionar e corrigir o curso a fim de estar sempre ofertando o melhor para os nossos estudantes”, concluiu o professor Alexandre.