PoÊterÊ
  • Conselho Cultural
    Presidente do Conselho do CCFPA: Jorge Bragança
    Diretora do CCFPA: Edenise da Silva Antas

O Festival PoÊterÊ, sob forma de maratona artística com 12 horas de duração, consiste em um evento de expressão ímpar na programação cultural de Teresópolis e da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Este ano trouxemos o evento para a primavera, tendo ainda como novidade o seu encontro com a I Feira do Livro e da Cultura de Teresópolis - FLICT Pro Arte. O PoÊterÊ reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores).

O evento caracteriza-se pela integração de três elementos: arte, cultura e poesia. Durante 12 horas participam artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão.

Em nossas galerias receberemos arquitetos e paisagistas reunidos no IX Salão de Arte em Arquitetura. A mostra traz o conceito do paisagismo brasileiro que evidencia a trajetória de Roberto Burle Marx. Os expositores assumiram como desafio apresentar como Burle Marx contribuiu em sua trajetória profissional com seus projetos paisagísticos.

Além dos artistas, estudantes do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) apresentarão na IV Expo Arq & Urb Terê temas do patrimônio cultural e do paisagismo local. Em homenagem aos jardins históricos de Roberto Burle Marx na Serra Fluminense, contando com a presença do Arquiteto Paisagista José Tabacow, patrono homenageado deste ano no PoÊterÊ. Espera-se que a arte e a arquitetura promovam o sentir e o pensar a cidade de forma mais sustentável, criativa e provocativa. Em 2024, o Festival acontecerá no dia 14 de setembro, das 10h às 22h, com atividades presenciais.

Rua Gonçalo de Castro, 85
Alto | Teresópolis/RJ