Unifeso - Inscrições para o Workshop promovido pela Pro Arte e curso de Arquitetura e Urbanismo estão abertas até 10 de abril

20-03-2024

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e o Centro Cultural Feso Pro Arte, em Teresópolis, estão promovendo o Workshop ‘Nos Caminhos de Burle Marx’, com José Tabacow, paisagista e arquiteto graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1968, com especialização em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Espírito Santo, em 1991, e doutor em Geografia pela UFRJ. A programação acontecerá no dia 13 de abril, no Sítio Burle Marx, das 9h às 12h30 e, após pausa de uma hora para o almoço, terá visita a exposição ‘Lugar de Estar-legado de Roberto Burle Marx’ no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, de 15h às 17h. Serão cerca de 30 a 40 vagas abertas para estudantes e egressos de Arquitetura e Urbanismo, profissionais da área e a população em geral que tenha interesse. O evento está marcado para acontecer no dia 13 de abril, com saída de Teresópolis às 6h30 e retorno às 20h.

‌Os interessados terão até o dia 10 de abril para realizar as inscrições on-line pelo portal Unifeso. A taxa de inscrição inclui o transporte e entradas nas atrações. O valor para estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo será de R$ 100, para os egressos R$ 150, e profissionais da área e público em geral, R$ 200. No caso dos egressos, será necessário a apresentação do diploma, e no caso dos estudantes, atestado de matrícula.

Roberto Burle Marx

O artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx nasceu em 1909, em São Paulo, e faleceu em 1994, no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores paisagistas do mundo, ele estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas- Artes, no Rio. Burle Marx foi quem desenvolveu o projeto do calçadão de Copacabana, traçado pelo engenheiro Pinheiro Furtado. Além de paisagista, Roberto era arquiteto, desenhista, pintor, ecologista, botânico, escultor, gravador, litógrafo, ceramista, tapeceiro, decorador e designer têxtil e de joias, reconhecido como arquiteto-paisagista internacionalmente, com inúmeros projetos em outros países.

Sítio Roberto Burle Marx

O Sítio Roberto Burle Marx, localizado em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, foi onde Burle morou. O local continua sendo um grande laboratório de experimentações; são mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais. O sítio tem cerca de 405 mil metros quadrados com edificações, lagos, jardins, coleções de arte e biblioteca. É uma unidade vinculada ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de manter a preservação e pesquisa, além de divulgar um pouco da vida e das obras do paisagista.

Programa do Workshop (13/04/2024):

• Encontro e Saída (06h30);

• Workshop e Visita orientada ao Sítio Burle Marx - RJ (09h30 às 12h30);

• Almoço (12h30 às 13h30);

• Visita a exposição no Museu de Arte Moderna - MAM (15h às 17h);

• Encontro e Saída (17h às 18h).

• Horários: 06h30 às 20h

Taxa de inscrição:

• R$ 100,00 (Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo);

• R$ 150,00 (Egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo);

• R$ 200,00 (Profissionais da Área de Arquitetura e Urbanismo e público em geral).

Por Paola Oliveira

C‌réditos imagens: Acervo do Sítio Roberto Burle Marx (foto do artista)

Oscar Liberal (foto do Ateliê Sítio Roberto Burle Marx)