Unifeso - Estudantes de Medicina são contempladas com Prêmio Carlos da Silva Lacaz 2022

Estudantes de Medicina são contempladas com Prêmio Carlos da Silva Lacaz 2022

02-12-2022

Acadêmicas do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) levaram o 2º e o 3º lugares do Prêmio Carlos da Silva Lacaz 2022, concedido pela Sociedade Brasileira de História da Medicina. Trata-se de uma premiação de monografias sobre História da Medicina, para acadêmicos de medicina.

Ana Cássia Gonzalez dos Santos Estrela e Lígia Aurélio Vieira Pianta Tavares ficaram em segundo lugar com o trabalho “O histórico do corpo de delito: caraminholas do desconhecido”. Já Carina Sans Moraes Caetano e Gabriela Francisca Salvador empataram em terceiro lugar com os trabalhos “A logoterapia de Viktor Frankl e sua influência na prática médica” e “O caso de Billy Milligan e sua importância para a psiquiatria”, respectivamente. Todos os trabalhos receberam a orientação do professor Daniel Hernandez. “Com muito orgulho informo que, novamente, somos vencedores no Prêmio Carlos da Silva Lacaz, concedido pela Sociedade Brasileira de História da Medicina. Parabéns às vencedoras, vocês são meu orgulho, do Grupo de História da Medicina e do Unifeso”, disse o professor.

A Comissão Julgadora da premiação concede o prêmio às três primeiras monografias mais bem classificadas. O prêmio consta de certificado e de medalha correspondente e qualifica os vencedores como membros acadêmicos da Sociedade Brasileira de História da Medicina. A premiação acontecerá no XXVI Congresso Brasileiro de História da Medicina, que este ano acontecerá no dia 7 de dezembro, no Piauí.

A monografia das estudantes Ana Cássia e Lígia tratou sobre a história do corpo de delito, suas aprimorações e caminhos nos estudos da Medicina Legal. Ana Cássia explica que o corpo de delito é o universo de elementos sensíveis do fato criminoso, aperfeiçoando-se ao longo de sua caminhada, tornando o processo mais fidedigno, contando a história do acontecido, ratificando que a existência do crime há de ser comprovada mediante verificação do objeto do crime. “A Sociedade Brasileira de História da Medicina abre caminhos para a aprimoração teórico-acadêmica, incentivando, através do Prêmio Lacaz, a participação e feitura de artigos originais, além de nos colocar a par das regras da escrita de um artigo, ótima para nós que estamos nos encaminhando para o nosso TCC”, falou a estudante.

A estudante Lígia concorda. “O Grupo de História da Medicina e o Professor Daniel oportunizam e incentivam a participação de discentes em congressos, simpósios etc. Graças a esse apoio, submetemos trabalhos e temos resultados como este”, destacou.