Unifeso - 116 alunos começam aulas gratuitas de música com professores da UFRJ na Pro Arte

14-03-2024

Cerca de 116 alunos se inscreveram para aulas gratuitas de música no Centro Cultural Pro Arte, no bairro do Alto, em Teresópolis. O número de inscritos para a turma deste ano superou o do ano passado. Dos mais de cem inscritos, 47 são rematrículas. As aulas com professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), começaram no sábado, dia 9 de março. Vans e ônibus chegaram à cidade trazendo alunos para participarem do encontro, das 10h às 17h, que acontecerá quinzenalmente.

‌Lucas de Amorim, de 18 anos, é um dos alunos que vem de outras cidades. Ele é morador do município vizinho, Guapimirim, e essa é a terceira vez que ele participa do curso gratuito. Assim que soube das inscrições abertas para turma 2024, ele fez a rematrícula. “É uma porta pra gente conhecer mais com os professores vindos da UFRJ. Estou gostando. Das duas outras, que estou desde 2022, foram bem legais”, disse o estudante de música.

‌Quem também não perdeu a oportunidade foi o Caio Guimarães, que agarrou a chance de voltar a estudar música com professores excelentes e de graça. “Uma professora aqui da Feso mandou o edital, achei muito interessante e me inscrevi. Eu fiz para flauta transversal. Eu toco há alguns anos, mas parei um pouco os estudos, e agora quero recomeçar aqui nas aulas”, contou.

‌A parceria entre as duas instituições deu inicio a primeira turma em 2022. Um dos professores da Escola de Música da UFRJ que participa desse projeto social é o Aloysio Fagerlande, responsável pelos instrumentos de sopro do naipe de madeiras, como: flauta, oboés, clarinetes e fagotes. “É uma parceria que está se mostrando muito exitosa. Estamos entrando no segundo ano completo e isso mostra a vitalidade do projeto, como é importante, inclusive para estabelecer a Pro Arte Feso como um importante polo regional. Porque temos alunos não só de Teresópolis, mas como de Guapimirim e Magé, agora neste ano, Nova Friburgo, Petrópolis e Areal. Então isso mostra essa importância regional. Quando a gente fala de música, a gente não só forma um instrumentista como um cidadão melhor”, disse o professor de música.

‌‌História Pro Arte

Durante as aulas de música no sábado, dia 9 de março, o presidente do Conselho Cultural da Pro Arte, Dr. Jorge Bragança, lembrou o início da instituição na cidade pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). “A Pro Arte foi uma instituição criada em 1931, no Rio de Janeiro, por um alemão. Nós recebíamos uma ajuda do Governo da Alemanha, então quem estudava aqui ganhava uma bolsa para estudar na Europa. Quando chegou em 1989, caiu o muro de Berlim. A Alemanha de cá teve que assumir a Alemanha de lá, e enviaram uma carta dizendo que não iam poder ajudar mais a instituição porque assumiram a outra Alemanha. Eu sempre fui ligado à Fundação, então chamei a Feso e disse: assume. Então a Feso incorporou a Pro Arte, assumiu e fez a corporação Centro Cultural Feso Pro Arte. Com isso, passamos a ter condições e não deixamos morrer a instituição. Passamos por períodos muito complicados, mas vencemos e estamos aí”, recorda o presidente.

Por Paola Oliveira