Segmentos


Educação Infantil

Na Educação Infantil, nosso trabalho está baseado numa proposta pedagógica que pretende levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço e, assim, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. O CESO se propõe a um trabalho que respeita as diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela mesma. Nesse segmento, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos: afetivo e social, perceptivo-motor, cognitivo, físico, psicológico, ético, cultural e sócio-histórico, estimulando o seu crescimento e garantindo o seu direito à infância. As atividades propostas na Educação Infantil são dinâmicas, permitindo à criança por meio do “brincar”, a experimentação, a constatação, a comparação, a combinação, levando ao desenvolvimento da autonomia e criatividade, de uma forma mais significativa e prazerosa. Propõe-se o trabalho com uma metodologia ativa, através de projetos de trabalho trimestrais, tendo como ponto de partida o interesse dos alunos, mediante a atuação da comunidade escolar, desenvolvendo a oralidade, a percepção, a integração e aguçando a curiosidade diante de assuntos que vão além dos conteúdos propostos para essa faixa etária.

 


Ensino Fundamental I

A nossa proposta de trabalho propicia ao estudante condições para que ele desenvolva suas capacidades e aprenda os conteúdos necessários, que possibilite a compreensão da realidade. Os anos iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), dando continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil, atendem às características das crianças dessa faixa-etária: curiosidade, capacidade de observar os fatos do dia-a-dia e relacioná-los aos conteúdos trabalhados, agilidade de pensamento e familiaridade com a tecnologia atual. Ao trabalharmos nessa perspectiva, estamos desenvolvendo a autonomia para que seja alcançada a competência do aprender a aprender. Desta forma, esperamos conseguir mediar, para o estudante, o desenvolvimento de suas capacidades, o que poderá resultar em atitudes críticas, analíticas e coerentes, pertinentes ao cidadão integral. O que caracteriza o nosso trabalho é a preocupação com o estudante como ser social, histórico, agente ativo do processo de construção do conhecimento. As atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Sabemos da importância da interação social, autonomia e curiosidade. Os conteúdos são vistos como meio e não como fim da aprendizagem. Propõe-se o trabalho com uma metodologia ativa, através de projetos de trabalho trimestrais, no 1° ano, e anuais do 2° ao 5° ano, tendo como ponto de partida o interesse dos alunos, mediante a atuação da comunidade escolar, colocando o aluno como protagonista do seu aprendizado, ou seja, levando-o a perceber suas potencialidades e explorá-las da melhor forma possível, motivando-o a ser um pesquisador, transformando informações em conhecimento.



Ensino Fundamental II

Ao ingressar no Fundamental II o estudante terá como proposta uma educação voltada ao desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma aprendizagem significativa em um ambiente acolhedor, dinâmico, inovador e solidário. O estudante terá a oportunidade da pesquisa e de desenvolver projetos que promovam a comunicação entre os componentes curriculares, interligando elementos importantes na construção do conhecimento.


Ensino Médio

O Ensino Médio é a “etapa final da educação básica” (LDB, Art. 36 Lei nº 9.394/96), o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos” (PCNEM, p. 10). A escola deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração dos sujeitos. No cotidiano escolar, toda a equipe pedagógica acompanha e dá suporte aos alunos em relação ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental. Procura também disponibilizar aos estudantes informações sobre cursos, profissões, estágios, universidades, entre outras. contemporâneo, dominado pela ciência e pela tecnologia, o CESO busca dotar seus estudantes da capacidade de lidar com os imperativos da sociedade tecnológica, sem descuidar da tradição humanista. “A formação do estudante deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação” (PCNEM,p.6). O Ensino Médio do CESO está fundamentado numa proposta sócio interacionista onde o estudante é sujeito do conhecimento. Com o objetivo de favorecer a educação permanente, essa proposta leva o estudante a adquirir um acervo cultural adequado às necessidades de sua faixa etária, oferecendo todas as condições para seu desenvolvimento intelectual, para a formação de seu senso crítico e de seu sentido de autonomia e responsabilidade. Como consequência, “na medida em que o sujeito expande seus conhecimentos, modifica sua relação cognitiva com o mundo” (Rego, 1996, p.104).


CONTATOS

ceso.secretaria@unifeso.edu.br

(21) 2641-7004

Av. Alberto Torres, 111 - Alto, Teresópolis - RJ, 25964-004

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