Unifeso - Unifeso realiza 2º Mutirão de Regularização Fundiária na Fonte Santa e na Quinta Lebrão

15-11-2023

No dia 8 de novembro, estudantes e professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram do 2º Mutirão de Regularização Fundiária das Terras de Fonte Santa, Quinta Lebrão e arredores. O evento foi realizado pela Clínica de Direitos do Unifeso, sob supervisão dos professores Raphael Rocha e Caio Taranto. O mutirão contou com a participação de mais de 20 alunos da Clínica, bem como de outros alunos oriundos do Núcleo de Práticas Jurídica e demais disciplinas do curso de Direito.

O objetivo do evento foi atuar junto às iniciativas do poder público para regularizar as terras destas comunidades. Segundo o professor Raphael, no local há mais de 4.500 propriedades situadas sob gleba do INSS, sendo muitas delas sem qualquer regularização. “Com base em uma perspectiva de alinhar o ensino teórico à vivência prática, bem como em funcionar como um componente voltado à litigância estratégica, a Clínica de Direitos fez o atendimento e a conscientização de mais de 50 famílias, bem como coletou documentos e informações para tomada de medidas jurídicas pertinentes”, contou o professor.

O professor destacou ainda que “os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolverem atitudes mais proativas em defesa do ser humano e da dignidade da pessoa humana. Além do mutirão, foi feita uma visita no local e divulgação de cartazes à população interessada”.