Unifeso - Saúde digital: futuro ou presente?

Saúde digital: futuro ou presente?

19-04-2022

Podemos dizer que a pandemia da Covid-19 foi um marco para a Ciência e para a área da Saúde em vários aspectos, porém, um deles ampliou as possibilidades da atuação médica: a tecnologia. A telemedicina se tornou cada vez mais popular e importante no período pandêmico, provocando um efeito profundo no setor de Saúde como um todo, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Segundo o Dr. Bernardo Barros, em palestra proferida durante o evento Conlestech, realizado no dia 23 de março, no Sesc Alpina, durante a pandemia, foram feitos no país 7,5 milhões de atendimentos on-line cadastrados no sistema privado. “Cerca de 52 mil médicos atuaram na telemedicina de fato. Nesse processo, 75 mil vidas foram salvas só pelo atendimento inicial feito pela tecnologia”, destacou.

Dentre os pontos positivos desta nova forma de se fazer medicina estão a redução de custos; a ampliação da disponibilidade de serviço e a agilidade no tempo de diagnóstico. “Podemos atender com muito mais agilidade qualquer paciente com algum sinal ou sintoma que necessite de encaminhamento para uma Emergência, é possível também desafogar os prontos-socorros com pacientes com doenças leves, que podem ser tratados com medicações em casa. A tecnologia possibilita orientar melhor, verificar as necessidades de cada paciente, observar o seu ambiente domiciliar, compreender a sua rotina e poder, inclusive, manter os pacientes atualizados com novas medicações para o tratamento de doenças crônicas, tratar doenças agudas como infecções, verificar se o paciente está seguindo as orientações corretamente, sem a necessidade do mesmo ter que faltar ao trabalho, por exemplo. Quase todo mundo hoje em dia tem um smartphone e pode acessar um médico através dele”, explica o Dr. Philip Yin, cirurgião plástico.

Ele concedeu esta entrevista logo após uma consulta virtual. “Hoje mesmo atendi uma paciente através da telemedicina, o que chamamos de Consulta On-line. Esta consulta foi realizada no conforto da minha casa e da casa da paciente, sem a necessidade de deslocamento para um local específico, ou seja, sem perdermos tempo no trânsito ou termos que usar um ambiente específico de consultório para a realização da mesma”, conta.

Dr. Philip é adepto às seguintes tecnologias: telemedicina, prontuário eletrônico, planejamento virtual para cirurgias e procedimentos envolvendo a face e o nariz, assinatura de termo de consentimento eletrônico e armazenamento de fotos na nuvem. “Certamente a tecnologia veio para somar na medicina. Atendo muitos pacientes de Teresópolis, de outras cidades, estados ou países pela conveniência de encurtamos a distância através de uma câmera de computador ou celular, e assim podemos planejar uma cirurgia, conversar sobre riscos e detalhes pré-operatórios envolvendo uma viagem e a recuperação pós-operatória. Os pacientes adoraram essa novidade e todos ficam muito felizes de poder escolher um médico em qualquer lugar do mundo e ter acesso a ele, sem a necessidade de se deslocar apenas para uma consulta. Em breve, todas as minhas primeiras consultas serão on-line”, adianta o cirurgião.

A Dra. Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), explica que Saúde Digital é qualquer aplicação da internet, em conjunto com outras tecnologias da informação, com o intuito de melhorar os processos clínicos, os tratamentos e o custeio do sistema de saúde. “Algumas ferramentas podem ser utilizadas, dentre elas o prontuário eletrônico. Aqui, na instituição, o prontuário eletrônico foi iniciado em 2019 e veio para dar mais automação aos processos de prescrição médica, de dispensação de medicação, de registro e de segurança do paciente”, conta.

Ela destaca também que preparar hoje o futuro médico para conviver com essas tecnologias é fundamental para o enfrentamento do mercado de trabalho no qual eles serão inseridos. “É o nosso papel dar essa base para os estudantes. No Unifeso estamos em constante evolução, aprimorando o input de tecnologia nos nossos processos de ensino, ou seja, modernizando os nossos laboratórios, no sentido de que a diversificação das metodologias dê um impacto na aprendizagem. O nosso hospital de ensino é o grande diferencial do curso e este ano foi inaugurado um centro de simulação clínica moderno para atender a graduação, a pós-graduação e a residência médica”, informou a coordenadora.

Vestibular de Medicina com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unifeso estão abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. A participação no processo seletivo pode ser nas modalidades Enem, para a qual serão destinadas 20 vagas, ou Prova On-line, para a qual serão destinadas outras 20 vagas. Confira aqui o edital e inscreva-se.