Unifeso - Sorria Para a vida: Unifeso realiza Ação Social no Dia Nacional da Saúde Bucal

Sorria Para a vida: Unifeso realiza Ação Social no Dia Nacional da Saúde Bucal

27-10-2022

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista. E para celebrar a data, nada melhor do que investir ainda mais conhecimento e prática na profissão escolhida. E foi nesta data que acadêmicos do Unifeso e profissionais da rede municipal de saúde de Teresópolis se encontraram, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, visando a atualização e a capacitação voltadas para um tema de grande relevância: o Câncer Bucal.

“É interessante que tenha sempre capacitações, tanto de quem está se formando como de quem já está no mercado, de rastreamento destas lesões pois, comprovadamente, há estudos em diversos países que apontam que se consegue reduzir o câncer de cavidade oral, ou melhorar o tratamento, em 25%, quando se faz o exame físico clínico voltado para o rastreamento para as lesões malígnas ou com potencial de malignização”, aponta o professor Giovanni Augusto Castanheira Polignano, docente no Unifeso há vinte anos e palestrante no evento. De acordo com ele, a intenção é que todo ano haja debates e discussões sobre o Câncer Bucal e as avaliações dos pacientes que vierem.

O encontro teve como objetivo capacitar os estudantes para identificação das lesões orais cancerígenas e das lesões com potencial de malignização; realizar campanha de prevenção do câncer bucal para residentes no município de Teresópolis; examinar e encaminhar para a Clínica-escola de Odontologia e os pacientes com lesões em fase inicial e encaminhar os pacientes com lesões graves aos centros de tratamento oncológico do município. O evento contou ainda com a exposição de trabalhos científicos sobre o assunto.

De acordo com o professor Leonardo Tostes, coordenador da Clínica-Escola de Odontologia do Unifeso, a ação faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, dentro do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), recentemente renovado. “É uma parceria muito importante para nós, que busca integrar os estudantes nos serviços, em uma campanha de prevenção ao câncer bucal a qual pretende-se manter a periodicidade anual no Unifeso,”, afirmou o professor Leonardo.

Na visão de Priscila Castro, cirurgiã-dentista e coordenadora da Comissão de Trabalho do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Teresópolis, esta parceria é muito positiva para os dois lados, tanto para a secretaria de Saúde quanto para o Unifeso. “Temos uma população rural muito grande que apresenta diversas lesões, então é importante termos esta consciência, principalmente os profissionais que trabalham no interior. E o aluno dentro da unidade, entendendo o processo de trabalho, ajuda no fortalecimento deste profissional no futuro”, observou. Segundo Priscila, compareceram todos os profissionais que atendem na rede das Unidades Básicas de Saúde da Família do município. “Nestas unidades a Odontologia entra como parte da equipe, é um atendimento integral que engloba muita orientação e prevenção, além dos devidos encaminhamentos”, contou Priscila.

Entre os palestrantes, foi convidado o Dr. Vinícius Esteves, formado em 2007 pelo curso de Odontologia do Unifeso, para compartilhar conhecimentos sobre a Responsabilidade Civil em Odontologia. Ele se especializou no exército em Endodontia em 2009 e, em 2013, foi aprovado para concurso de agente da Polícia Federal. “Parabenizo a Feso pela estrutura, que é de primeira qualidade”, destacou.