Unifeso - Sipat 2022 reúne colaboradores em prol da saúde e da qualidade de vida no trabalho

30-05-2022

Com o tema “Saúde e qualidade de vida no trabalho”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) aconteceu nas unidades da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), de 16 a 20 de maio. A programação reuniu os colaboradores em atividades como massagem, avaliação odontológica, vacinação, orientações de saúde e palestras.

“Tivemos ações de saúde com o apoio dos cursos da área da saúde, em que foi possível proporcionar aos colaboradores ginástica laboral, aferição de pressão arterial e atendimento odontológico na Clínica-Escola de Odontologia. Conseguimos uma parceria muito legal com o Espaço Terapêutico e oferecemos um espaço de descompressão, com quick massage, auriculoterapia, acupuntura, e foi muito legal ver a alegria dos colaboradores. Tivemos uma adesão muito grande em todas as atividades propostas. Ações assim geram uma sensação de pertencimento, o colaborador se sente cuidado e mais motivado para desempenhar o seu trabalho”, disse Thaiz Ferraz, analista de Recursos Humanos da Feso.

Ludmylla Souza, Engenheira de Segurança do Trabalho explica que a Sipat é uma ação anual estabelecida pela Norma Regulamentadora 5, que trata da obrigatoriedade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) junto ao SESMT de realizar uma semana na qual a prevenção de acidentes é o foco. “A concepção da Sipat é sempre um momento especial, pois todas as atividades são planejadas com muito carinho e com o objetivo de reforçar a cultura de segurança e a promoção da qualidade de vida no trabalho para os profissionais da Feso. Este ano pudemos dispor novamente de importantes parcerias com a Gerência de Recursos Humanos, com os cursos que compõem a Direção Acadêmica de Ciências da Saúde e com o suporte dos colegas da GMS e do SAD, que são fundamentais para criarmos a infraestrutura de cada evento. Ficamos muito contentes e gratos pelo resultado, com palestras superinteressantes e ações muito elogiadas pelos participantes”, contou Ludmylla.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Fábio Pimentel, foi convidado para falar sobre “Prevenção a acidentes de trabalho” e o psicólogo Marcus Vinicius Macedo palestrou sobre “Saúde mental e Burnout”. Os colaboradores que participaram da Sipat 2022 foram agraciados com uma linda bolsa temática.

“Foi a primeira vez que ouvi falar sobre Síndrome de Burnout. Até o momento, para mim, o trabalho e os estudos não tinham limite, mas, após ouvir a palestra ministrada pelo psicoterapeuta Marcus Macedo, pude ver que sim, o trabalho e os estudos têm limite. A exaustão não só causa o cansaço físico ou mental, mas mexe com situações de mudanças emocionais. Isso pode afetar a produção de trabalho ou a aquisição de conhecimento, pode prejudicar o ambiente de trabalho e as pessoas que estão ao redor”, conta André Alves, desenvolvedor Web da Feso.