Unifeso - Sessão Clínica Geral do HCTCO discute casos desafiadores e aprendizados

Sessão Clínica Geral do HCTCO discute casos desafiadores e aprendizados

11-04-2022

Com o objetivo de promover encontros entre profissionais de diversas áreas para discutir casos clínicos, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) lançou a “Sessão Clínica Geral”. Os encontros são semanais, às sextas-feiras, às 8h, e acontecerão ao longo de 2022, na sala multimídia do hospital.

Até o momento, foram realizados dois eventos, com lotação máxima do auditório, tendo que ser teletransmitidos para três salas multimídia também lotadas. Dentre os presentes estavam representantes de todas as especialidades, residentes e estudantes do Unifeso.

“Nosso objetivo com a Sessão Clínica Geral é trazer as chefias, os residentes, os internos e, inclusive, os não-médicos, para integrar de forma multidisciplinar e interdisciplinar os serviços hospital. É uma oportunidade de estarmos juntos, de conversarmos, de dividirmos os casos desafiadores e os aprendizados e também de mostrar o que estamos fazendo no hospital. Às vezes, uma clínica está mais afastada da outra e não tem ideia do quanto já evoluímos e o que temos de tecnologia e de possibilidades”, explicou a professora Tatiana Simões, diretora de Ensino do HCTCO.

A primeira Sessão Clínica Geral do HCTCO aconteceu no dia 1º de abril, com apresentação do Dr. André Torres e participação dos Drs. Marcela Brandão, Isabela Triani e Henrique Coutinho. Já a segunda sessão aconteceu no dia 8 de abril e teve como tema “Cansaço: Um desafio diagnóstico”. A Dra. Julia Mendes, diretora Médica e chefe do serviço de Cardiologia do HCTCO fez a apresentação de um caso clínico de um paciente do sexo masculino, com 54 anos, negro, casado, jardineiro e natural de Teresópolis, cujas queixas eram as de que se cansava à toa, o peito doía e ficava tonto quando faz algum esforço.

“Cansaço é um diagnóstico que chega muito para gente no consultório, não só do cardiologista, mas também no do clínico e de outras especialidades. Esse é um caso novo, e ainda estamos vivendo ele. Esse paciente chegou para mim com uma proposta de segunda opinião, e trouxe o caso para mostrar a vocês porque ainda não houve um desfecho”, explicou a Dra. Julia. O segundo encontro teve como moderador o Dr. Daniel Peralta, chefe do serviço de Hemodinâmica do HCTCO, e também as participações da Dra. Marilza Emerick, chefe do serviço de Ecocardiografia do HCTCO, e do Dr. Henrique Coutinho, chefe da Cirurgia Cardiovascular do HCTCO.