Unifeso - Seminário entre turmas de Arquitetura e Urbanismo definiu o curso como um só coletivo

31-10-2022

No dia 10 de agosto aconteceu o seminário “Integração interturmas e troca de experiências acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo 2022.1”, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O evento foi um encontro das quatro turmas do curso e reuniu cerca de 140 estudantes.

O seminário foi uma oportunidade de apresentar aos alunos a proposta do curso, os professores e os estudantes envolvidos com monitoria, além dos projetos de pesquisa e extensão. “Foi um espaço para os alunos apresentarem o curso a partir das atividades acadêmicas que eles estão desenvolvendo. Criamos um espaço de troca, de reconhecimento, de desmanchar a ideia de turma e de mostrar o curso como um coletivo só. A partir daí todos ficam muito mais integrados”, explicou a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso.

A ideia do evento foi apresentar o que foi feito no primeiro semestre do ano, além das pesquisas e das primeiras atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas e as atividades de monitoria. “Estamos com um projeto de extensão que é o Escritório Modelo; também temos uma pesquisa sobre Patrimônio, que é integrada com o curso de Ciência da Computação; outra pesquisa sobre habitação de interesse social em áreas de risco, integrada com o curso de Engenharia Civil; além da atividade extensionista de Canteiro Experimental, que é uma forma pedagógica de ensino, utilizando o Laboratório de Materiais. Temos também as monitorias que são padrões do curso, principalmente vinculadas às disciplinas. Fiz uma breve apresentação sobre o curso, sobre como seria o semestre, mas a ideia era que o protagonismo fosse dos estudantes”, destacou Letícia.