Unifeso - Seminário discute a saúde pública no Brasil

Seminário discute a saúde pública no Brasil

05-04-2023

Com o objetivo de apresentar a construção histórica do Sistema Único de Saúde (SUS), seus avanços, potencialidades e fragilidades, o Diretório Acadêmico da Enfermagem (Daenf) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) organizou o seminário “A Saúde Pública no Brasil: Avanços e Perspectivas”, que aconteceu no dia 24 de março.

O evento contou com a participação dos palestrantes Cássia Schittino de Carvalho Gomes; Adriana Nunes Chaves; Clarissa Rippel Bolson Guita; Claudia Miguel Coelho Ramos de Souza; Benisia Maria Barbosa Cordeiro Adell e Antônio Henrique Vasconcellos da Rosa. Na pauta estava a formação do profissional de saúde para atuar no SUS, na implementação das Políticas Públicas de Saúde e no atendimento às reais necessidades e demandas de saúde da população, com o domínio de seus princípios e diretrizes e como essas políticas impactam a sociedade nas diversas regiões do país.

“Esse evento representa a gestão do Daenf. É um exercício do protagonismo do estudante em sua formação. Vejo que esse movimento se dá em relação à liderança, ao trabalho de equipe, ao atendimento à população, à interação entre as ligas acadêmicas, à promoção de eventos que abrangem grandes áreas da saúde e outras iniciativas. E também destaco a participação do Diretório no Conselho Municipal de Saúde, no qual possui uma cadeira, com direito à voz e ao voto, e isso é inédito”, disse a professora Selma Vaz Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeso.