Unifeso - Secretaria de Saúde capacita estudantes que serão inseridos nas unidades de saúde do município

07-04-2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis realizou capacitação para discutir a inserção de alunos dos cursos da área da Saúde do município. A palestra aconteceu no dia 23 de março, no auditório do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), e contou com a participação de 105 estudantes de diferentes cursos.

"O processo de interação entre a formação dos profissionais de saúde, efetuada pelo Unifeso, com os diferentes setores da Secretaria Municipal de Saúde, promove a inserção dos estudantes na rede pública do SUS, determinando um avanço no processo de formação dos profissionais que caminham juntos no aprimoramento dos serviços ofertados no município, definindo indicadores de saúde e competências a serem desenvolvidas pelos profissionais e estudantes que vão, progressivamente, sendo aprimorados, como se é de esperar, constituindo um sinergismo positivo. Trazendo benefícios para o sistema de saúde e para a sociedade", disse o Dr. José Feres Abido Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Foram abordados temas como: saúde da mulher, oferta e ampliação de testes rápidos no rastreio das IST, atualização de caderneta de vacina e ações estratégicas das doenças crônicas não transmissíveis. Também foi apresentado o Programa Terê Saúde, que busca prevenir e promover a saúde pública, na captação de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para o plano de cuidado individualizado.

"A parceria entre o Unifeso e a gestão de saúde do município tem sido enriquecera para ambos os lados, no aprendizado dos profissionais em formação, no exercício da prática e na valorização dos dispositivos de saúde no âmbito do SUS, além da troca de experiências no aprendizado com os profissionais da rede. Há também o fortalecimento e o compromisso de nossa instituição, que vai além da formação e da responsabilidade social, através das diversas atividades e ações de saúde em prol da sociedade", destaca a professora Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área da Saúde do Unifeso.

Juliana Lila com informações da PMT