Unifeso - Saiba quem saiu na frente com ideias inovadoras em 2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Saiba quem saiu na frente com ideias inovadoras em 2023

05-01-2024

O Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras é um mecanismo de estímulo ao desenvolvimento de projetos inovadores, por docentes e discentes dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e por funcionários técnico-administrativos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso).

Na última edição do prêmio, em 2023, foram aceitas propostas de projetos inovadores com dois tipos de abordagem: com foco no empreendedorismo, e que possuam uma visão e interesse comercial; e com o foco no interesse social, em busca de soluções visando o bem-estar e o desenvolvimento socioambiental no município e na região. Após a avaliação do potencial de inovação de todos os projetos, a comissão de seleção selecionou as propostas finalistas, que foram apresentadas a uma banca avaliadora através de defesa oral, em formato de pitch.

Entre os convidados da banca avaliadora, estava Ladmir Carvalho, fundador da Alterdata Software. “Eu acho que as ideias são importantes quando elas são factíveis, impossível de serem implementadas. Sempre que eu estou analisando um projeto desse tipo, estou olhando se financeiramente se é viável, se tem mercado para aquela determinada coisa, etc. Muitas pessoas têm ideias maravilhosas, aparentemente são boas, mas não são aplicadas. A essência aqui é a aplicabilidade”, observou. 

Vinícius Oberg , secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, também foi convidado para compor a banca avaliadora e apontou que “o grande diferencial do prêmio é que ele não só fomenta a inovação entre os alunos, como também de toda a comunidade acadêmica, e isso é muito bacana. É uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento da inovação da cidade”. 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 8 de dezembro, quando os vencedores receberam menção de honra e um valor financeiro simbólico. Os grandes finalistas foram: 

Docentes

1° lugar - Leonardo Moraes de Carvalho

2° lugar - Flávia Aline Andrade Calixto

3° lugar - Jonathan Ribeiro da Silva



Discentes

1° lugar - Luiz Marcelo Oliveira Taixeirão

2° lugar - Fernanda de Brito Carvalho Maciel

3° lugar - Carolina Ramos de Oliveira



Técnicos-administrativos

1° lugar - Lucas Duarte de Souza Pinto

2° lugar - Lívia Feijó Romeiro

3° lugar - Lucas Soares Brasil



“Apresentamos uma proposta sobre o uso natural de plantas para tratamento sanitário. É a primeira vez que participo do projeto. Esse projeto nasceu antes do prêmio, onde venho pesquisando para o meu projeto de conclusão de curso, e eu reuni o útil ao agradável, trouxe a ideia do TCC para este projeto de inovação. Agora pretendo levar a ideia para frente e implementar no campus Quinta do Paraíso”, contou Leonardo Carvalho, integrante do grupo que venceu na categoria docente, estudante de Engenharia Civil e funcionário da Instituição.

Na visão da professora Roberto Montello Amaral, a iniciativa vem ganhando mais adesão a cada ano, e o prêmio é extremamente importante para a instituição por promover as ações inovadoras, um aspecto fomentado na instituição. “São projetos que fazem a diferença na vida do estudante, a gente percebe que eles trazem questões importantes. De forma prática, são projetos que viraram produtos importantes na Instituição. Os projetos começam pequenos e podem acabar grandes, gerando impactos na sociedade. Essa é a grande importância deste prêmio”, notou a professora. 



Por Giovana Campos 




 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.