Unifeso - Programação do Carnaval Feso Pro Arte começa nesta sexta, dia 9, e vai até terça, dia 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Programação do Carnaval Feso Pro Arte começa nesta sexta, dia 9, e vai até terça, dia 13

09-02-2024

E os blocos já estão aquecidos para o Carnaval 2024 - Centro Cultural Feso Pro Arte de Portas Abertas. O clima de samba já tomou conta desde o Esquenta Carnaval, realizado no último fim de semana. No entanto, a programação oficial é a partir desta sexta-feira, dia 9, e se estende até o dia 13 de fevereiro, quando os foliões vão entrar com tudo nos espaços e nas ruas do entorno do Centro Cultural!

A diversificada programação inclui bailes, matinês, oficinas de criação para crianças, desfiles de blocos como Quilombo da Serra, Samba e Amor, Baby Rindo, Gatos Pingados, além de apresentações de Quintal do Céu e Samba e Tradição. Confira a programação completa no site .

O Carnaval na Pro Arte promete ser um momento de alegria, criatividade e celebração cultural, contribuindo para a economia criativa e fortalecendo a tradição carnavalesca em Teresópolis. “O Carnaval é um evento importante na cultura brasileira. É um espetáculo onde o riso, a alegria e a confraternização é uma marca. As pessoas se juntam, brincam, e é um momento em que precisamos preservar. É um momento em que a sociedade necessita. O carnaval na Pro Arte quer reunir a comunidade que se organiza para manifestar sua alegria, para fazer suas denúncias e também gerar trabalho e renda”, observou Edenise Antas, diretora do CCFPA.

Contribuir com a cadeia produtiva da economia criativa, se tornar um espaço para as pessoas manifestarem arte, beleza e criatividade são alguns dos intuitos destacados pela diretora. “O CCFPA apoia a cultura popular e as pessoas envolvidas neste processo. As pessoas que já tem tradição em Teresópolis nos procuraram e estamos construindo junto, reunindo recursos que vão além do financeiro, mas da arte de pensar a arte de fazer o samba, com a gastronomia, fantasias, adereços. É um momento em que todos estão trabalhando, trocando experiências e conhecimentos para fazer um carnaval bonito. E é isso que vai ter: famílias reunidas, festejando, funcionários da nossa instituição, crianças, idoso, todos juntos na alegria do carnaval”, anunciou, agradecendo aos parceiros, aos blocos e a todos que apoiam as atividades do centro cultural. “É um trabalho de muitos, em grupo em que todo mundo se doa e, por isso, é tão gostoso de se fazer”, ressaltou Edenise.



Foliões aqueceram o samba no Esquenta

Entre as novidades deste Carnaval, é que o CCFPA incorporou mais um bloco com parceria, os Gatos Pingados de Terê. Jessica Quintanilha, vice-presidente do bloco, disse que os componentes ficaram muito honrados e felizes por fazer parte desta festa do Esquenta. “Somos muito gratos por estar fazendo parte desta festa linda. A Edenise, uma pessoa maravilhosa, nos abraçou verdadeiramente. Convido a todos para o Carnaval, estaremos todos os dias e vamos fechar esta festa, desfilando dia 13/2, com a bateria do mestre Janir, além do metal do Grêmio Musical, será lindo!”, garantiu Jéssica.

Walter Museu, fundador do Bloco Bebe Rindo, que está na rua há 50 anos, também marcou presença no esquenta e falou da importância do resgate do Carnaval. “Os últimos cinco para seis anos foram de muito sacrifício, sem nosso carnaval, mas, desde o ano passado, a Pro Arte resgatou esta cultura popular e neste ano está fazendo o carnaval na nossa cidade!”, parabenizou Museu.

Para Bira, que está à frente do Bloco Samba e Amor, “esta parceria maravilhosa está proporcionando a todo povo teresopolitano e às pessoas que vêm curtir o nosso carnaval várias festas e eventos ligados a este grande festejo, resgatando toda uma tradição que já existe em Teresópolis. E o nosso bloco estará no domingo, dia 11/2, na Pro Arte, com aquela alegria e irreverência de sempre!”, anunciou no Esquenta.

O evento do Esquenta também contou com a participação da Feira do Bosque, a animação do Bloco do Erê Infantil, show do Quintal do Céu e o Ensaio Geral dos Blocos 2024: Quilombo da Serra, Bebe Rindo, Samba e Amor, Gatos Pingados e Baby Rindo.

No domingo, aconteceu a tradicional Feijoada do Bloco Bebe Rindo, com a música de Marquinhos Barbosa e Banda 5 Estações.



Serviço:



PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL



09 de fevereiro  - Sexta-feira



13h às 17h - Baile Matinė da Alegria com a presença do Ceso



17h às 19h - Baile de Marchinhas 50+ com Tradicional Banda de Carnaval



19h às 22h - Baile de Carnaval



10 de fevereiro - Sábado



13h às 17h - Baile Matinė + Oficinas de criação com o tema Carnaval para crianças



13h às 15h - Concentração do Bloco Quilombo da Serra



15h às 16h - Desfile do Bloco Quilombo da Serra



16h às 17h - Dispersão do Bloco Quilombo da Serra



17h às 19h - Quintal do Céu



19h às 22h - Baile de Carnaval



11 de fevereiro - Domingo



13h às 17h - Baile Matinė + Oficinas de criação com o tema Carnaval para crianças



13h às 15h - Concentração do Bloco Samba e Amor



15h às 16h - Desfile do Bloco Samba e Amor



16h às 17h  -Dispersão do Bloco Samba e Amor



17h às 19h - Roda de Samba do Bloco Samba e Amor



19h às 22h - Baile de Carnaval



12 de fevereiro - Segunda-feira



13h às 17h - Baile Matinė + Oficinas de criação com o tema Carnaval para crianças



13h às 15h - Concentração do Bloco Baby Rindo



15h às 16h - Desfile do Bloco Baby Rindo



16h às 17h - Dispersão do Bloco Baby Rindo



17h às 19h - Quintal do Céu



19h às 22h - Baile de Carnaval

13 de fevereiro - Terça-feira



13h às 17h - Baile Matinė + Oficinas de criação com o tema Carnaval para crianças



13h às 15h - Concentração do Bloco Gatos Pingados



15h às 16h - Desfile do Bloco Gatos Pingados



16h às 17h - Dispersão do Bloco Gatos Pingados



17h às 19h - Samba e Tradição



19h às 22h - Baile de Carnaval



LOCAL:



Centro Cultural Feso Pro Arte fica na rua Gonçalo de Castro, 85 - Alto.



CONTATOS:



Telefone: (21) 2644 5770



E-mail: centrocultural@unifeso.edu.br



Redes sociais: @‌feso.proarte



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.