Unifeso - Professor Jovando representa o Serviço Federal de Processamento de Dados no Mobiliza.DF

02-05-2023

O professor Francisco Jovando Rebelo de Albuquerque, docente em diversos cursos do Unifeso, está participando do “Mobiliza.DF”, um programa de capacitação para agentes públicos cujo objetivo é gerar impacto no Governo do Distrito Federal com soluções inovadoras. O primeiro encontro ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de maio, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília.

Jovando foi selecionado para compor um time de seis pessoas, representando o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) dentro desse programa de treinamento, que envolve experiências, técnicas e ferramentas de inovação. O grupo está desenvolvendo uma proposta para resolver ou propor soluções a dores do governo do Distrito Federal, cujo resultado final será apresentado em outubro deste ano.

“O treinamento começou com uma parte presencial no início de maio, já tivemos mais um workshop, e teremos outros encontros até a apresentação do resultado final, que será em outubro deste ano. Depois de uma análise prévia, o meu time de trabalho entendeu que o principal ‘stakeholder’ (parte interessada) que vamos trabalhar é a secretaria de saúde do Distrito Federal. Sendo assim, faremos contato com membros da secretaria para começar a entender as dificuldades que eles têm e que nós, com o nosso conhecimento técnico de negócio, podemos ajudá-los a solucionar”, explicou Jovando.

O professor é funcionário, desde 2006,  do Serpro, órgão que trata da sustentação dos sistemas de informação do governo federal. Entre os sistemas desenvolvidos, estão o sistema de Imposto de Renda, da Receita Federal, a CNH Digital e o Embarque Seguro. Hoje, ele atua como analista de parcerias dentro da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro. “Meu trabalho é entender a necessidade do governo e, caso a gente não tenha a solução dentro de casa, buscamos parceiros, como empresas privadas que detenham aquela solução que possam se associar conosco, para desenvolvermos ou customizarmos a solução que atenderá àquela determinada dor do governo.

Segundo o professor, as experiências e conhecimentos adquiridos por ele nesta jornada poderão ser disseminados e aproveitados no Unifeso, já que a Instituição fomenta a pesquisa e a inovação.