Unifeso - Primeiro evento da Liga Acadêmica de Feridas e Curativos tem público e palestrante de peso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Primeiro evento da Liga Acadêmica de Feridas e Curativos tem público e palestrante de peso

12-09-2022

A Liga Acadêmica de Feridas e Curativos (Laefc), do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), existe há pouco mais de dois meses e já conseguiu reunir grande público para um evento com palestrante de peso. No dia 2 de setembro, aconteceu a palestra “Avaliação de feridas, tecnologia e suas coberturas”, que foi ministrada pela enfermeira Mara Blanck.

A profissional convidada tem graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Gama Filho (1996). Especialista em Úlcera por Pressão e Feridas Crônicas pelo Grupo Nacional de Estudos - Gneuapp - Espanha. É presidente da Sociedade Brasileira de Feridas e Estética (SOBENFeE), presidente da Sociedade Ibero-Latino Americana em Úlceras e Feridas (SILAUHE), subcoordenadora da rede internacional de Heridas pela Organização Pan-americana de Saúde, e membro do grupo técnico de feridas do SUS/MS. “Tivemos a intenção de formar a liga, principalmente por causa da nossa cidade, que abriu uma Comissão de Feridas e Curativos. O enfermeiro tem total autonomia no cuidado das feridas e dos curativos dos pacientes, então quisemos trazer um pouco deste conceito para os acadêmicos. E para nós é um orgulho imenso ter no nosso primeiro evento a Mara, uma profissional extremamente importante no meio”, contou Gabriela Ferreira de Souza presidente da Laefc.

Segundo a palestrante, a temática das feridas é um dos assuntos que mais agrega dentro da Enfermagem. “Tenho certeza de que aqui há grandes talentos para que desenvolvamos uma melhora no trabalho, principalmente pensando na saúde coletiva e na saúde pública, melhorando a questão do pré-diabético, das úlceras venosas e das lesões por pressão. É uma área que vem aprimorando, cada vez mais, não em relação ao conhecimento técnico e científico, mas também com novas tecnologias, como as coberturas. Dentro da Enfermagem este é um dos assuntos que mais agrega, até porque hoje temos a atenção primária, com as doenças crônicas não transmissíveis que precisam, cada vez mais, de aprimoramento e de conhecimento. A gente costuma dizer que feridas têm alma, que precisam de mãos solidárias, que estão além-fronteiras, as feridas falam e calam também”, explicou Mara.

O evento contou também com as participações do prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Gilberto Esteves, e a secretária municipal de Saúde, Rafaella Rampini, que também é estudante do 4º período do curso de Enfermagem. “Com muita alegria, trazemos o resultado de uma ação que deu certo no nosso município. Recentemente, abrimos o nosso Centro de Feridas. Em 120 dias conseguimos atender 1.200 pessoas e curar uma ferida de 30 anos. Então hoje estamos muito felizes em fazer um evento com a Mara Blanck que é profissional de referência na área”, destacou Rafaella.

A professora Selma Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem, destacou o importante papel das ligas acadêmicas. “As ligas são um movimento estudantil muito desejado, que firma a participação da universidade frente à comunidade. Este evento congrega profissionais de outros municípios, professores, estudantes e profissionais de vários hospitais e da atenção primária à saúde”, disse. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.