Unifeso - PET-Saúde: Evento congrega lançamento de livro e início dos trabalhos em nova edição

13-09-2022

No dia 6 de setembro, docentes, estudantes, tutores e preceptores dos cursos da Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (Dacs) se reuniram em evento no Tribunal do Júri para celebrar o lançamento do e-book “Educação interprofissional e formação em saúde: as experiências do PET-Saúde Unifeso – Teresópolis” e o início dos trabalhos da 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

Com a finalidade de aprimorar o processo de promoção da integração entre ensino, serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), o Ministério da Saúde (MS), por meio da sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), promove o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde. Em 2019, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi uma das dez instituições do estado do Rio de Janeiro a ter o projeto aprovado pelo programa. O e-book lançado é o resultado de dois anos de trabalhos realizados na edição 9ª edição do PET-Saúde, que teve como tema a interprofissionalidade. Confira o livro aqui.

“O e-book é uma forma de prestar contas à comunidade acadêmica e de agradecer aos mais de 60 integrantes daquela edição. Ele não só expõe o trabalho que foi realizado como ajuda a difundir o Unifeso, pois foi enviado ao Ministério da Saúde, que divulgou o mesmo para todas as suas secretarias”, disse a professora Mariana Arcuri, diretora da Dacs.

O Unifeso submeteu à 10ª edição do Programa um novo projeto e, novamente, foi uma das dez instituições do estado, e uma das três privadas, que tiveram o projeto aprovado. Com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o novo edital oferta bolsas para os docentes, os profissionais de saúde e os estudantes de graduação, com o objetivo de estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O ciclo não se encerra, teremos uma continuidade. Já estamos com um time de 66 pessoas para esta nova edição, entre tutores, preceptores e estudantes. Hoje é dia de inauguração e de início dos trabalhos do novo PET-Saúde. Fomos selecionados entre universidades federais e instituições que já têm um histórico de projetos com o Ministério. Isso nos enche de orgulho!”, comemorou a professora Joelma de Rezende Fernandes, coordenadora da 10ª edição do PET-Saúde.

O evento contou com a presença da Subsecretaria de Atenção Básica à Saúde do município de Teresópolis, através da Dra. Claudia Miguel e da enfermeira Adriana Chaves Nunes. “Esperamos que os alunos possam aproveitar e contribuir para que o tema da gestão aconteça de forma contínua”, destacou a Dra. Claudia. Já Adriana lembrou que projetos como este são transformadores: “é uma alegria trabalhar em um projeto como este. Fui preceptora de uma edição do PET em 2015, e tive uma das melhores experiências com estudantes. Estudantes que procuram o programa têm uma potência enorme e nós, preceptores, mais aprendemos com eles do que ensinamos. É uma satisfação receber mais uma edição do programa na secretaria, ainda mais com temas tão importantes e desafiadores, como a gestão e a assistência em saúde. O mais importante é que consigamos significar tudo isso”.

Anderson Duarte, coordenador de Extensão na Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) destacou que o poder público tem uma grande importância quando se trata de uma extensão forte e ativa, que propõe mudanças. “O Unifeso entende que, sem a parceria do poder público, não seria possível fazer um projeto como este. Ter esse apoio é de suma importância, não só para a inserção dos alunos em cenários de prática, mas para qualificar o atendimento à sociedade”, enfatizou.