Unifeso - Nappa oferece a estudantes consultas com psicólogos e pedagogos

Nappa oferece a estudantes consultas com psicólogos e pedagogos

13-04-2022

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) disponibiliza aos estudantes consultas com psicólogos e pedagogos da instituição para apoio psicopedagógico. Em 2021, o Nappa contabilizou 504 atendimentos. O setor tem como finalidade atender as demandas dos estudantes com dificuldades psicopedagógicas e/ou necessidades especiais, garantindo o acesso e o acompanhamento das atividades acadêmicas.

Os estudantes chegam ao setor por demanda espontânea ou indicados por algum professor ou pelo coordenador. “O professor percebe alguma dificuldade do estudante, seja de ordem acadêmica ou emocional, e pode fazer a indicação do Nappa. Geralmente, o primeiro atendimento é realizado por uma psicóloga, que faz uma avaliação. Se for uma questão acadêmica, ele é encaminhado para a pedagoga, mas se o estudante tiver alguma dificuldade de fala ou de audição, ele é indicado para a fonoaudióloga ou para a professora de Libras”, explica a professora Gicele Faissal, pedagoga responsável pelo Nappa.

O acompanhamento pedagógico é voltado para a organização dos estudos. O Nappa desenvolveu uma cartilha com dicas de como estudar melhor. Trata-se de um material com sugestões simples e metodologias de estudo para que o estudante avalie com qual se adapta melhor. “Com a volta das aulas presenciais, a convivência acadêmica, o deslocamento de um campus para outro, voltar a morar sozinho em Teresópolis e conciliar a rotina de trabalho com a de estudos, por exemplo, são fatores que podem deixar o estudante confuso. Então, avaliamos cada caso e observamos como o aluno se organiza para o estudo individual, porque não é suficiente só vir para a faculdade assistir às aulas, o estudante precisa reforçar, revisar e construir o conhecimento a partir do material que é disponibilizado”, destaca Rosângela Pimentel Guimarães Crisostomo, pedagoga do Nappa.

O setor também recebe muita procura por conta da inibição de falar em público, principalmente quando chega a hora das apresentações em seminários ou da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A fonoaudióloga trabalha as técnicas de oratória para que o aluno consiga respirar melhor, aprimore a dicção, o volume da voz, entre outras questões. “Fazemos uma simulação, colocamos o estudante para ler em voz alta e o treinamos para falar em público. Nossa ideia é que o estudante valorize o caminho, pois ele coloca um peso muito grande no TCC ou na apresentação oral de um seminário”, contou Rosângela.

Já quando o estudante que tem alguma necessidade especial, o setor oferece o intérprete e o ledor. “Os estudantes com dislexia, por exemplo, contam com o apoio do ledor, que os ajudará na hora de fazer as provas”, explicou Nathalia Quintella, professora de Libras. Os estudantes que tiverem interesse no serviço, podem contatar o Nappa pelo telefone 2641-7025 ou pelo e-mail acolhimentonappa@unifeso.edu.br e agendar um horário.