Unifeso - HCTCO realiza primeira formatura de residentes médicos no Unifeso

HCTCO realiza primeira formatura de residentes médicos no Unifeso

23-02-2024

Neste ano, o Programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) comemora seus 30 anos, brindando esta data com uma novidade que fez grande sucesso entre os envolvidos: a realização da 1ª Solenidade de Formatura dos Programas de Residência Médica. O evento ocorreu em 23 de fevereiro de 2024, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no Alto.

O Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra, presidente da Feso, expressou o orgulho de ver os residentes e comemorando mais este grande passo. “Fazer parte da história de vocês, para nós, é um privilégio. Agradecemos muito a todos que estiveram conosco e desejamos muito sucesso. Muito obrigado por estarem aqui conosco!”, declarou.

O Dr. Washington Milezzi, coordenador da Residência Médica, declarou que “é uma honra poder ver familiares e amigos vendo a formação destes residentes. Parabenizo a todos os formandos, familiares e amigos que contribuíram com a formação de todos vocês de 2024. A jornada foi dura, atravessamos momentos de pandemia, e a mensagem que eu deixo é de fé, e que continuem se aperfeiçoando e se aprimorando estando muito bem informados. Eu tenho um carinho especial por cada um de vocês. Estou muito feliz, é uma concretização de um sonho. É uma cerimônia que vai ficar marcada na memória de vocês. Continuem se aperfeiçoando, mantendo-se íntegros, trabalhando dentro da ética”, aconselhou o professor Milezzi, ao lado da Dra. Vera Lúcia Adas Pettersen, vice-coordenadora da Residência Médica do HCTCO.

Dra. Tatiana Simões Peralta, diretora de Ensino do HCTCO e mentora da iniciativa, agradeceu à Comissão de Residência Médica e a todos que tiveram envolvidos na realização da primeira formatura da residência médica. “Este é o início de um novo projeto, que é trazer este fechamento, a formatura, um momento muito emocionante para todos”, pronunciou a Dra. Tatiana.

A solenidade foi encerrada com a fala da Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO, que destacou que “a formação médica não finaliza neste momento, mas é um ‘padrão ouro’ da formação, é um diferencial enorme na carreira de vocês, pois sabemos que apenas cerca de 40% dos graduados em escolas médicas conseguem fazer uma residência médica. É uma oportunidade de brilhar com uma formação diferenciada, ainda mais em um hospital-escola certificado pelo MEC como o HCTCO”, salientou a Dra. Rosane.

Entre os formandos, estava a Dra. Pâmela Freitas, que acaba de completar mais um ciclo importantíssimo em sua carreira: a especialização em Pediatria. “Estou achando uma excelente iniciativa da instituição fazer essa cerimônia, que é tão especial e importante para a gente. É um momento muito emocionante para a nossa vida. Eu me formei aqui no Unifeso, dei continuidade a esse sonho fazendo a Residência em Pediatria no HCTCO, e quero fazer outra especialização, em Psiquiatria Infantil, uma área que sou muito apaixonada! Infelizmente, não tem esta residência aqui na Feso, então optei por ir ao Rio de Janeiro. Mas estou muito feliz com esta formatura da especialização médica, é um momento de grande alegria poder trazer a nossa família para ver mais essa conquista dentro da instituição onde eu me formei”, contou a Dra. Pamela.