Unifeso - Grafitando celebra os 40 anos do Ceso

Grafitando celebra os 40 anos do Ceso

27-03-2023

Este ano o Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) completa 40 anos. Para celebrar, a escola reeditou a ação Grafitando, que convida toda a comunidade escolar a pintar o muro que cerca o colégio, dando mais cor e vida ao local. A atividade aconteceu no dia 25 de março, numa manhã ensolarada, reunindo pais e estudantes de todos os segmentos.

Os alunos fizeram os croquis, e as coordenadoras de Artes passaram à risca para o muro os desenhos. O dia de pintá-los foi uma grande festa.

“Estamos fazendo uma reedição de uma atividade que já acontecia há mais de dez anos. Tivemos que parar de pintar o muro para fazer uma obra de contenção e, em seguida, veio a pandemia. Então este é um ano de retomada total das atividades, além da comemoração dos 40 anos da escola. Trouxemos de volta o Grafitando, que marca a história do colégio, trazendo para a participação professores, alunos e pais. É uma atividade que fortalece a relação de pertencimento e estreita os laços entra as famílias e a escola”, explicou a professora Roberta Franco de Moura Monteiro, diretora do Ceso.

Os adolescentes do 7º ano do Ensino Fundamental II estavam animados. “Está sendo muito legal esta experiência. Fizemos juntos um desenho sobre a escola e agora vamos pintá-lo”, disse Lucas Coutinho, de 12 anos. Já Ana Carla de Araújo Bittencourt falou da responsabilidade de colorir os desenhos: “é muita responsabilidade pintar, afinal, é o muro da escola, que ficará com essa pintura por um bom tempo”, concluiu.

Os pais também marcaram presença, pegaram tintas e pincéis e colocaram a mão na massa. “Acho importante os alunos fazerem uma atividade extra, fora da sala de aula. Isso aqui será um marco, as crianças vão passar pelo muro e perceber que tem uma parte delas aqui, que elas também fazem parte da escola de uma outra forma”, observou Bárbara Müller, mãe de um estudante do 7º ano do Ensino Fundamental II.