Unifeso - Feso oferece atendimento clínico nutricional para colaboradores

Feso oferece atendimento clínico nutricional para colaboradores

14-04-2022

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) deu início ao programa de saúde para o colaborador oferecendo atendimento clínico nutricional. O projeto, em parceria com o curso de Nutrição do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), surgiu através de um desejo da Gerência de Recursos Humanos e da Direção Administrativa em oferecer um programa de qualidade de vida para o colaborador e, concomitante a isso, unir forças com os cursos de graduação que são referência para o mercado de trabalho, usufruindo de toda a estrutura que a instituição oferece.

“É um sonho antigo e também vontade de somar forças com os cursos da casa, dando oportunidade para o desenvolvimento dos nossos alunos”, explica Thaiz Ferraz, analista de Recursos Humanos da Feso. Ela conta que no projeto há um grupo de atendimento clínico nutricional e outro com um programa de alimentação adequada e saudável.

"Foi uma surpresa receber o e-mail avisando sobre o atendimento clínico nutricional. Era algo que eu já queria fazer há bastante tempo, e a oportunidade veio em um momento muito bom. Apenas de não estar com sobrepeso, tenho consciência de que preciso melhorar a minha alimentação e isto foi muito bem explicado pela professora e pelas alunas que fizeram a minha avaliação. Minha expectativa é de que, com este acompanhamento, consiga me alimentar melhor para ter mais qualidade de vida", disse Heliny Quintanilha, analista de mídias sociais da Feso.

Para a professora Natalia Bóia, coordenadora do curso de Nutrição, o projeto tem sido uma experiência bem bacana para o curso, os estudantes, os docentes e os preceptores, e ela acredita que seja o início de muitas parcerias que estão por vir. "A proposta é a promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente de trabalho, levando em consideração que a alimentação é uma dos principais fatores determinantes de saúde, interferindo diretamente na qualidade de vida e atuando tanto na prevenção de doenças quanto na recuperação da saúde. Nesse ambiente, levando em consideração o número de colaboradores da Feso, resolvemos propor esse projeto em parceria com o RH para atender parte dos colaboradores. A atividade corresponde ao nosso estágio de Nutrição Social, no qual desenvolvemos o atendimento e a orientação nutricional para traçar, junto com o paciente, estratégias para uma alimentação equilibrada, adequada e saudável", explicou Natalia.

Segundo a coordenadora, trata-se também de uma oportunidade para inserir os estudantes de diferentes períodos em estágio e na Integração Ensino-Trabalho e Comunidade (IETC), um componente curricular que proporciona o aprendizado a partir da prática, no contato direto com a comunidade. "A ideia é que consigamos promover saúde para os nossos colaboradores ao mesmo tempo em que desenvolvemos nos alunos as habilidades profissionais do nutricionista. Temos então a inserção do nosso estudante nesse atendimento individualizado. Além disso, os alunos de IETC estão desenvolvendo um levantamento de avaliação nutricional dos colaboradores e atividades de intervenção de educação alimentar e nutricional, através de palestras e de oficinas de culinária no nosso Laboratório de Processamento de Alimentos (LPA)", destaca a coordenadora.

Atualmente, 108 colaboradores estão inscritos nos programas, e o objetivo é ampliar o projeto para o próximo ano, através de parcerias com outros cursos da instituição. Para participar, o colaborador deve se inscrever pelo telefone 2641-7055 ou pelo e-mail rhtreinamento@unifeso.edu.br.