Unifeso - Cerimônia do Nariz: Estudantes do Programa Alegria fazem juramento de cuidados com o outro

24-11-2023

Um momento muito importante para os novos integrantes do Programa Alegria é a cerimônia do nariz, atividade realizada no dia 19 de outubro. O ato simbólico encerra uma etapa para os integrantes do Programa e concretiza um grande ensinamento. “É construir uma atitude humanizada e de cuidado com o outro que está em uma situação de dor e vulnerabilidade em sua vida”, enfatizou a professora Cláudia Ribeiro, coordenadora do Programa. O professor Daniel Hernandez, docente de História da Medicina, construiu uma linda história no Unifeso e foi convidado para conduzir o juramento, que marca o fim de uma etapa na vida acadêmica e o início de outra, que vai durar toda a vida profissional e pessoal. “O que estão prestes a assumir deverá ser observado por toda a vida. Trata-se da empatia com e para outros seres humanos, que esperam de vocês a consideração, o apoio e a força que lhes fará enfrentar as doenças e os tratamentos, com coragem e otimismo”, pronunciou aos alunos o professor Daniel. Na ocasião, ao receber o símbolo da arte da palhaçaria, os estudantes se comprometeram a consagrar a vida a serviço da humanidade e dar aos professores o respeito e a gratidão, além de praticar a arte com consciência, respeito e dignidade à saúde dos pacientes.