Unifeso - Estudantes de Medicina auxiliam equipe da unidade de saúde da Granja Guarani

Estudantes de Medicina auxiliam equipe da unidade de saúde da Granja Guarani

19-04-2022

Estudantes de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram, no início do mês, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis de atendimentos a pacientes e moradores da Granja Guarani. A unidade de saúde do bairro recebe alunos dos períodos iniciais até formandos, do chamado internato médico (9º e 10º).

Os alunos são supervisionados pela equipe da unidade de saúde junto a um preceptor do Unifeso. Durante todo o período acadêmico, eles realizam triagens, acompanhamento de consultas médicas, aferição de pressão, glicemia e orientação em saúde.

A professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina do Unifeso, destacou que ações como esta são uma das contribuições que a faculdade oferece à sociedade. “A parceria que temos com a prefeitura funciona como um projeto de extensão. Através deste um convênio, utilizamos os cenários de prática da Secretaria Municipal de Saúde, e essa parceria traz benefícios a todos. Os estudantes têm um contato maior com a comunidade e se integram naquela realidade, prestando atendimento à população e aprendendo com ela. Essa troca é proveitosa para todos os lados. A secretaria passa a ter mais pessoas executando as ações, e o usuário também se vê favorecido”, explica.

Dra. Simone lembra que essas atividades são prazerosas e importantes para a formação profissional. “O estudante adora participar, e a comunidade reconhece o trabalho e o empenho deles. Há também os eventos de extensão das ligas acadêmicas, que são igualmente importantes, que fazem com que os estudantes interajam com outras comunidades e cenários de prática”, reforça.