Unifeso - Estudantes de Medicina aprendem método científico na prática

Estudantes de Medicina aprendem método científico na prática

03-04-2023

Hipócrates é considerado por muitos o “pai da medicina”. Conta a tradição, que era comum encontrar o médico grego ensinando aos seus discípulos à sombra do plátano, na ilha de Kos, na Grécia Antiga.

Para levar essa vivência aos estudantes do 1º período de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), o professor Bruno Monteiro, junto com professores de outras oito tutorias, realizaram, no dia 27 de março, o Fechamento Global da disciplina Conhecimentos Integrados em Saúde (CIS) I. A atividade reuniu os estudantes ao pé do plátano que está localizado na entrada do campus Antonio Paulo Capanema de Souza.

A atividade de Fechamento Global compôs as três primeiras situações-problema que os estudantes trabalharam em sala de aula. “Juntamos as situações de modo a ressignificar o aprendizado discutido nas tutorias, tornando o conhecimento mais homogêneo entre todas elas”, explicou o professor Bruno.

Ele contou que uma das temáticas é a de método científico, em que os alunos aprendem como é a prática de um médico: de observar um problema, de levantar hipóteses, de fazer perguntas, de consultar um conhecimento prévio, de buscar referências bibliográficas e depois concluir se a hipótese se confirmou ou não.

“Achamos melhor colocar essa temática de maneira prática, ao invés de deixa-la só na teoria, pois fica muito vaga para o aluno. Então usamos uma situação real, fora do espectro da medicina, para que os estudantes, através do método científico, tentassem identificar a conclusão. Tivemos a participação interativa dos tutores que passaram as informações e muniram os estudantes de informações”, explicou o docente.

A atividade foi concluída embaixo da árvore, assim como fazia Hipócrates. “O objetivo foi mostrar que método científico é uma forma de pensar, não é só uma matéria que eles decoram para prova”, destacou Bruno.