Unifeso - Estudantes de Arquitetura e Urbanismo visitam o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

14-03-2023

Estudantes do 7º e do 9º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) fizeram, no dia 4 de março, uma visita técnica ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT). A atividade visou a articulação do curso com as secretarias municipais de Planejamento e de Meio Ambiente.

Ao todo, 34 alunos passaram a manhã na sede do parque, em Santa Rita, discutindo questões, bem como fazendo uma das trilhas para que percebessem a qualidade ambiental da área, os tipos de vegetações e espaços existentes. O Labirinto Verde e o Mirante da Aves foram os pontos do parque que mais chamaram a atenção e também proporcionaram a diversão da visita, mostrando que a área da sede é ótima para visitação. A maioria dos estudantes nunca tinha ido e ficou impressionada com a opção de passeio para a população. Ao final, muitos levaram mudas de árvores frutíferas nativas como lembrança e como forma de perpetuar simbolicamente o paisagismo produtivo no meio urbano.

“Conforme a proposta pedagógica do curso, assim como em 2022 desenvolvemos projetos no Bairro Meudon, em 2023 estaremos desenvolvendo projetos para o Bairro do Caleme, conforme as demandas da prefeitura. Desta forma, estamos buscando associar o desenvolvimento de ateliês de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo voltados à curricularização da extensão. Além disso, este tipo de experiência traz um maior estímulo e qualidade de desenvolvimento de propostas, pois quanto mais próximos de demandas reais e também socioambientais, mais os estudantes se aprimoram no processo de projeto”, disse a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso.

Ela explicou que a ideia de visitar o parque veio após algumas conversas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do biólogo Vitor Cunha, atual responsável pelo Parque, bem como com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da advogada a Leslie Arthou. “O grupo participou de uma apresentação sobre o parque, seu papel no município de Teresópolis, o papel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outras questões. Buscamos focar em compreender como um dos agentes locais da área ambiental do município percebe o potencial de estudantes de Arquitetura e Urbanismo atuando em uma das áreas de borda do parque, no caso, o bairro Caleme. O Vitor contextualizou o bairro no território de Teresópolis, mostrando mapas e uma maquete de toda a área do parque em escala 1:15.000. Foi discutido o papel das bacias hidrográficas no planejamento ambiental e no planejamento urbano do municipal, bem como a questão das áreas de risco e a expansão urbana em áreas do parque, tanto o PNMT quanto em áreas do Parque Estadual da Serra dos Órgãos”, detalhou Letícia.

O objetivo de realizar a visita técnica logo no início do semestre foi para já iniciar a imersão em campo junto com as temáticas teóricas que os estudantes vão discutir em seminários internos. “Em breve, teremos uma palestra sobre o projeto de reurbanização do Caleme, proferida pela Secretaria Municipal de Planejamento, e uma nova visita a este bairro, junto à Associação de Moradores. Desta forma, os alunos estarão se aprofundando cada vez mais nas propostas que prefeitura tem para a área, bem como nas expectativas dos moradores locais. Assim, visa-se articular as propostas acadêmicas para que haja, de fato, a contribuição do curso como projetos de extensão, os quais vão contribuindo para a discussão e o desenvolvimento de projetos de baixo impacto ambiental e o alto impacto social nos bairros de Teresópolis”, ressaltou a professora.

Letícia ainda disse que conhecer o parque no processo de imersão de campo de estudo para o desenvolvimento dos projetos foi importante para que os alunos iniciem a valorização das questões ambientais dentro dos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, não só para o Caleme, que será o exercício pedagógico deste semestre, mas também para os futuros projetos como estudantes e, posteriormente, como profissionais.