Unifeso - Estudantes aprendem a fazer hidratante labial com fator de proteção

Estudantes aprendem a fazer hidratante labial com fator de proteção

04-10-2023

Os estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) colocaram a mão na massa durante o VIII Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (VIII Confeso). No dia 3 de outubro, aconteceu, no laboratório de farmacotécnica, o minicurso “Manipulação de protetor e hidratante labial”, quando os estudantes puderam manipular um hidratante labial com fator de proteção.

Segundo o professor Fábio Rezende Alves, que ministrou o curso, o objetivo foi trazer o aluno para o universo da estética, fazendo com que tenha um olhar técnico-científico para o desenvolvimento de formulações personalizadas. A ideia foi mostrar ao estudante que ele pode desenvolver produtos para cosmética ou para tratamento. No desenvolvimento, os alunos adicionaram ao hidratante aroma, sabor, coloração e brilho.

“O protetor labial pode ser indicado para hidratação; para o contorno labial, através da reposição do ácido hialurônico; para as marcas de expressão, melhorando a questão da estética labial; para a melhora da parte superior do lábio, que chamamos de arco do cupido; e também para finalidades patológicas, como cicatrização de feridas, tratamento para queimaduras de sol do frio. Além disso, pode ser usado por crianças, adultos ou idosos. É uma forma farmacêutica de fácil aplicação, tem uma boa absorção, e a formulação contém ativos extremamente hidratantes, pois leva concentração de manteiga de karité”, explicou o professor Fábio.

O minicurso contou com a presença de estudantes do 8º e do 9º períodos, além de alunos do formato híbrido, que viram na atividade uma oportunidade de integração.

“Para este VIII Confeso, pensamos em fazer uma atividade prática diferente das que os estudantes estão acostumados a vivenciar no laboratório. Tivemos muito inscritos. Também trouxemos uma palestra sobre interpretação de hemogramas, um assunto importante, já que muitas pessoas chegam ao balcão das farmácias com o exame em mãos e costumam fazer perguntas para o farmacêutico. Nossa preocupação foi oferecer aos estudantes temas que eles relevantes para a vida profissional”, explicou a professora Kelli Parrini, coordenadora do curso de Farmácia.