Unifeso - Estudante de Psicologia protagoniza Oficina sobre Meditação com técnicas para auxiliar o desempenho acadêmico

04-10-2023

O curso de Psicologia trouxe ao VIII Confeso - Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso uma vasta e diversificada programação. Entre diferentes abordagens acerca dos Direitos Humanos, diversidade, inclusão, falando sobre a atuação do profissional na área da Psicologia, o curso também trouxe a preocupação com o bem-estar dos alunos em sala de aula.

A estudante do curso Clivanir Marta Saccani protagonizou uma interessante oficina sobre Meditação: técnicas para auxiliar o desempenho acadêmico. O encontro com estudantes aconteceu no dia 3 de outubro, pela manhã e à noite, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza. Instrutora de ioga e praticante de meditação há 17 anos, Clivanir aliou as técnicas para a Psicologia, sugerindo a prática antes das provas. “É um pouquinho de meditação para as pessoas ficarem mais tranquilas, porque fica todo mundo muito ansioso. E aí eu comecei no semestre passado a experiência e todo mundo amou, e pediram para repetir. Então trouxe para esse semestre também. Tenho conversado para fazer isso como uma prática um pouco mais constante no curso. Como existe hoje em dia estudos sobre as práticas de meditação dentro das universidades e é um tema que está crescendo muito, acho que é muito interessante trazer para o Unifeso também esta proposta, então estou aqui fazendo uma tentativa”, disse Clivanir.

Segundo ela, a meditação proporciona um pouco mais de calma e concentração, especialmente antes das provas, e a dica é praticá-la com constância. “Quanto mais se dedicar à prática, mais conseguirá aproveitar seus benefícios”, garante a instrutora. De acordo com ela, estudos demonstraram que a meditação pode aumentar a capacidade de concentração em até 30%. “Contudo, a prática regular não só pode ajudar antes das provas, mas também proporcionar um benefício duradouro, permitindo aproveitar ao máximo sua eficácia”, contou.